Por Fabian Chacur

Quando morreu, no dia 23 de julho de 2011, Amy Winehouse deixou milhões de fãs em todo o mundo, boa parte deles ansiosos por poder ouvir o terceiro álbum de estúdio que a diva britânica estaria preparando.

Sua morte inesperada infelizmente encerrou os trabalhos em torno do que seria o sucessor de Back To Black (2007), seu segundo CD e o álbum responsável por torná-la um fenômeno de popularidade e crítica.

A partir de sua ida inesperada para o chamado outro lado do mistério, era de se esperar que a Universal Music colocasse no mercado algum tipo de álbum incluindo gravações que já haviam sido completadas para o terceiro CD, além de outakes e coisas assim.

A expectativa não era das melhores, se levarmos em conta que boa parte dessas faixas de arquivo já tinham sido lançadas anteriormente como faixas-bônus em versões de luxo dos álbuns Frank (2003) e Back To Black (2006). Aparentemente, não havia sobrado muita coisa.

No entanto, para a felicidade de todos, Lioness: Hidden Treasures, que acaba de ser lançado, consegue ir muito além de ser apenas uma reunião de sobras para saciar o apetite dos órfãos de Amy.

Temos no álbum 12 faixas, entre outtakes, covers e composições inéditas, que vão de The Girl From Ipanema, gravada por Amy quando tinha apenas 18 anos, até um requintado dueto ao lado de Tonny Bennett gravado em março de 2011, provavelmente seu último registro de estúdio.

O cover em estilo reggae de Our Day Will Come, hit dos anos 60, é sublime, assim como a composição inédita de Amy Half Time, uma balada soul delicada e de arrepiar, de tão linda.

A versão original do hit Valerie (renomeada Valerie ’68 Version), a certeira Best Friends, Right? e a releitura de A Song For You, de Leon Russel, são outros momentos bacanas.

Na verdade, o álbum pode ser ouvido de ponta a ponta sem qualquer constrangimento, pois a voz de Amy se mantém belíssima do início ao fim. Lioness: Hidden Treasures equivale a um belo tributo a essa cantora tão talentosa e que nos deixou cedo demais.

Ouça The Girl From Ipanema, com Amy Winehouse: