Por Fabian Chacur

O consagrado cineasta Nelson Pereira dos Santos esbanjou inovação e criatividade em seu novo trabalho. A Música Segundo Tom Jobim procura mostrar o saudoso Maestro Soberano única e exclusivamente através da interpretação de algumas de suas músicas mais famosas.

Nada de entrevistas, locutor, ordem cronológica rígida ou coisas assim. O documentário, já em cartaz nos cinemas paulistanos, exibe artistas das mais diversas tendências e eras apresentando suas releituras de clássicos do naipe de Wave, Eu Sei Que Vou Te Amar, Garota de Ipanema e diversos outros.

O resultado é delicioso. De cara, ficar ouvindo durante mais de 90 minutos algumas das músicas mais belas já compostas na história da humanidade equivale a uma sublime pausa nessa vida maluca que a gente tem de encarar diariamente. Um bálsamo, uma dose de energia necessária.

A escolha dos intérpretes é bem abrangente, indo desde gente que veio antes de Tom, como Elizeth Cardoso, como jovens de gerações bem posteriores, como Fernanda Takai, dá uma boa ideia de como a obra de Antonio Carlos Jobim é universal e ultrapassou os limites do tempo.

As performances, extraídas de shows e gravações que vem desde os anos 50 até o século 21, se dividem entre alguns momentos hilariantes, que enfocam a faceta “música para turista” que eventualmente a bossa nova teve, até experimentos com música pop moderna.

Além de astros como Elis Regina, Gal Costa, Sarah Vaughan, Diana Krall, Judy Garland, Nara Leão, Frank Sinatra Chico Buarque e Maysa, temos em vários momentos o próprio Jobim esbanjando categoria cantando e tocando suas cobiçadas crias musicais.

Cenas de arquivo vão situando o espectador e exemplificam a passagem do tempo na vida do próprio Tom, que aparece desde seus tempos de jovem até seus últimos anos.

Uma sacana sensacional é o fato de o filme não ter legendas para identificar os intérpretes e a época em que as performances foram gravadas, enquanto são exibidas. Isso dá uma leveza à película, além de deixar as imagens limpas.

Como forma de identificar no fim do documentário os participantes e os anos de cada gravação, temos uma telinha apresentando uma foto de cada performance em questão, copiando o recurso utilizado pelo Youtube para identificar seus vídeos. Golaço!

A Música Segundo Tom Jobim é uma belíssima homenagem ao mais celebrado nome da história da música brasileira no exterior. Nelson Pereira dos Santos já aprontou outro filme sobre o mestre da MPB, A Luz de Tom, previsto para estrear no fim de 2012. Que venha logo!

Tom Jobim e Elis Regina interpretam Águas de Março: