Por Fabian Chacur

Don Cornelius, criador do programa de TV americano Soul Train, foi encontrado morto nesta quarta-feira (1º) em sua casa, localizada na Mulholland Drive, em Los Angeles. Ele que tinha 75 anos, aparentemente se suicidou.

Nascido em 27 de setembro de 1936, Donald Cortez (seu nome de batismo) inicialmente atuou em rádio e jornalismo focado na luta pelos direitos civis por parte dos negros americanos. No fim dos anos 60, notou que a TV abria pouco espaço para a soul music e resolveu agir.

Em 1970, estreava em Chicaco Soul Train, que no ano seguinte passaria a ser exibido para todo o país. Inovadora, a atração apresentava os grandes sucessos da black music perante uma plateia multirracial que dançava e se divertia.

O Soul Train viveu seus anos de ouro nas décadas de 70 e 80, abrindo espaços para astros como James Brown, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Jackson Five, Commodores, Isaac Hayes, George Benson, The Isley Brothers, The O’Jays e inúmeros outros.

Artistas brancos com som influenciado pela black music também apareceram por lá, entre eles Elton John, David Bowie, Gino Vanelli, Daryl Hall & John Oates e Michael Bolton, entre outros.

Com sua forma “cool” e elegante de apresentar as atrações, Cornelius ajudou a black music a se tornar de uma vez por todas parte integrante do mainstream pop. Alguns de seus dançarinos viraram celebridades, entre os quais Jody Watley e Jeffrey Daniels, que posteriormente integraram a banda Shalamar ao lado do cantor Howard Hewett.

Democrático, ele abria espaços até para artistas e estilos que não admirava, como o rap e seus seguidores, entre os quais os seminais Kurtis Blow, Eric B & Rakim, MC Hammer, Ice Cube e Ice T.

Cornelius parou de apresentar o Soul Train em 1993, e a atração teve seu fim em 2006.

Veja trechos do programa Soul Train: