Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Novo Bridge Over Troubled Water é sublime

Por Fabian Chacur

Uma das razões pelas quais o formato CD deve se manter ainda por muitos e muitos anos fica por conta das reedições de álbuns clássicos. O que você prefere? Uma luxuosa versão física ou os frios MP3s sem embalagem, encarte ou coisa alguma? Já imagino qual será a sua resposta…

Mais um exemplo dessa boa forma de atrair o consumidor de música para o formato físico é a fantástica reedição de Bridge Over Troubled Water (1970), último trabalho de estúdio de Simon & Garfunkel.

Em formato digipack que abre em quatro como se fosse um álbum em vinil, temos dois CDs e um DVD, além de um encarte luxuoso repleto de informações sobre o conteúdo oferecido e ficha técnica, além de várias fotos.

O primeiro CD oferece a versão remasterizada do disco original, que inclui clássicos perenes como a faixa título, The Boxer, Song For The Asking, The Only Living Boy In New York, Cecilia e El Condor Pasa (If I Could), entre outras.

Live 1969, conteúdo do segundo CD, é o registro de um show feito pela dupla em 1969 no qual dá uma geral em seus hits até aquele momento e mostra algumas músicas do álbum que lançariam a seguir, entre elas Bridge Over Troubled Water e The Boxer. Ótima qualidade técnica de gravaçõe e excelente desempenho do duo.

O DVD é simplesmente espetacular, e traz dois documentários. Songs Of America foi exibido na TV americana em 1969 e desde então estava sumido de cena. Polêmico, flagra Simon & Garfunkel durante uma turnê, misturando performances ao vivo com declarações políticas que geraram bastante confusão naqueles conturbados anos 60.

The Harmony Game, o segundo documentário, é na verdade um completo making of do álbum Bridge Over Troubled Water, incluindo gravações feitas na época e entrevistas atuais com Paul Simon, Art Garfunkel, o produtor Roy Halee e músicos que participaram das gravações.

A reedição de Bridge Over Troubled Water ressalta ainda mais a importância desse álbum, no qual Paul Simon flerta de forma sublime com a música latina em faixas como Cecilia e El Condor Pasa (If I Could) e ajuda a lançar as sementes do que, muitos anos depois, seria rotulado como “world music”.

Além disso, refina seu folk rock de forma impecável em maravilhas como The Only Living Boy In New York e Song For The Asking, além de mergulhar com emoção na catártica faixa título, com fortes influências gospel e na qual Art Garfunkel tem provavelmente o mais impactante desempenho vocal de sua carreira.

No geral, um trabalho espetacular que agora recebe sua versão definitiva. Simplesmente imperdível para os fãs de rock melódico.

Veja e ouça The Boxer e Bridge Over Troubled Water:

9 Comments

  1. Esse vale o investimento mesmo. Está disponível no Brasil ou só importado?

  2. Não só está disponível no Brasil, meu caro Neder, como você o encontra por ótimo preço (R$ 69,00) no site da Livraria Cultura, por exemplo (foi lá que comprei o meu). Vale cada centavo que você pagar nele!!!! Grande abraço e muito obrigado pela visita!!!

  3. Oi, Fabian

    Poderia me dizer se o DVD vem com legendas em português?

    Abs
    André Luiz

  4. Vem com legendas em português, sim, caro André Luiz, felizmente! A pergunta é pertinente, pois já houve casos de documentários que saíram no Brasil e que, por alguma razão (economia burra, por exemplo?), não tinham legendas, como um ótimo documentário sobre a banda Roxy Music, por exemplo. Mas no caso do Bridge Over Troubled Water, pode ir sem susto que é legendado em português, sim. Grande abraço e obrigado pela visita!

  5. Oi, Fabian

    Infelizmente tem sido recorrente a não inclusão de legendas em português e a ST2 tem vacilado bastante nessa questão. Recentemente eles lançaram um DVD dos The Hollies com 22 perfomances da banda mais um documentário sobre a banda, que infelizmente veio sem legendas.

    Abs
    André Luiz

  6. O engraçado é que a ST2, até há alguns anos, era simplesmente irrepreensível nesse quesito, dando de mil a zero nas multinacionais. Eles deram uma avacalhadinha nos últimos tempos, sabe-se lá porque. Esse DVD dos Hollies, que eu pretendo resenhar por aqui, por sinal (vi há poucos dias), pelo menos tem legendas em inglês, o que já ajuda um pouco. A do Roxy Music, também da ST2, nem isso tinha…. Grande abraço, André, e volte sempre!!!

  7. vladimir rizzetto

    February 24, 2012 at 6:01 pm

    Salve, Fabian!

    Não sou um profundo conhecedor da obra de Simon and Garfunkel, porém, este Bridge Over… é o que melhor conheço, além, de algumas coletâneas.
    Enfim, um álbum soberbo e impecável, portanto, esse lançamento é deveras apetitoso, ainda mais, por ser lançado aqui no Brasil! E, tem a chancela do Fabian!

    Grande abraço

  8. vladimir rizzetto

    February 24, 2012 at 6:04 pm

    Salve baluarte

    Não sou um profundo conhecedor da obra de Simon and Garfunkel, porém, este Bridge Over… eu conheço o suficiente.
    Álbum soberbo e impecável e, com certeza vale o investimento.
    Ah sim, tem a chancela do Fabian!

    Abraço

  9. E a chancela do brother Vladimir, que manja e muito de rock!!! Grande abraço e muito obrigado pela visita qualificada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2020 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑