Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Whitney Houston cantou no Brasil em 1994

Por Fabian Chacur

Vários artistas internacionais importantes tocaram no Brasil pela primeira vez no extinto Hollywood Rock Festival, que rolou entre 1988 e 1996. Whitney Houston foi uma delas, na edição realizada em janeiro de 1994.

Ela foi a principal atração de uma das noites, curiosamente a única ligada à música pop/black. Entre os outros nomes internacionais de destaque estavam o Aerosmith, o ex-cantor do Led Zeppelin Robert Plant e as bandas Poison, Ugly Kid Joe e Live.

Embora ainda estivesse no auge de sua carreira, os problemas com drogas já começavam a atormentá-la. Nem mesmo o fato de ter sido mãe pela primeira vez no ano anterior deu uma acalmada na moça. E ela já estava casada com o “glorioso” Bobby Brown, origem dessas encrencas todas.

Seja como for, os dois shows feitos por ela no Brasil, um no Rio e outro em São Paulo (no estádio do Morumbi) foram bastante profissionais, apesar de ter ficado nítido que sua música era mais adequada para locais fechados, e não para serem interpretadas em um estádio a céu aberto, palco ideal para o rock.

Whitney veio acompanhada por uma ótima banda de apoio e deu uma geral no repertório que havia gravado até então, com destaque para as canções de O Guarda Costas, como I Will Always Love You.

A curiosidade ficou por conta de, em uma das músicas, o palco ter sido invadido por um fã que foi em direção à cantora. A segurança teve ação tão eficiente e rápida que para muitos dos presentes, eu incluso, deu a impressão de se tratar de uma armação.

Afinal, algo parecido ocorre no filme, com Kevin Costner, então um dos galãs mais badalados de Hollywood, se incumbindo de proteger a jovem estrela. A produção do evento e da artista não esclareceram o fato, que hoje faz parte do folclore dos shows internacionais realizados no Brasil. Quem viu, viu, quem não viu…

Ouça I Have Nothing, da trilha de O Guarda Costas:

Ouça The Greatest Love Of All:

17 Comments

  1. Mto bom, como sempre
    Valew pela parceria
    bxus

  2. admin

    February 14, 2012 at 12:27 am

    Generosidade sua, Kelly, valeu!!! Bjs e tuuudo de bom!!!!

  3. Gostaria muito de ter estado nesse show mas so tinha 11 anos….ate agora nao consigo acreditar que the black bird is gone….como posso fazer para ter esse show an integra??? Pode me Ajudar?? Grata,

  4. admin

    March 31, 2012 at 11:59 am

    Realmente é difícil acreditar que a Whitney se foi, tão jovem e com tanto ainda a viver/fazer… Quanto ao show, procure no Youtube, que tem coisas incríveis. De repente tem algum registro lá, e quem sabe você consiga fazer contato com alguém que tenha o registro na íntegra desse show histórico. Grande abraço, tuuuuudo de bom, volte sempre!!!!!

  5. eu estava la no Morumbi , quase na grade vendo o show, nao me esqueco do maravilhoso anel que ela usava!!! Fora a voz e a simpatia!! infelizmente perdemos uma excelente cantora.

  6. admin

    May 2, 2012 at 3:30 pm

    Perdemos uma excelente cantora e aparentemente um ótimo ser humano. Mas a obra de Whitney se manterá até o fim dos tempos, Karin. Ouça suas canções e a relembre, sempre! Bjs e obrigado pela visita, volte sempre!!!

  7. Eu estava neste show e era o primeiro da fila,
    lembro que permaneci a noite toda diante do
    Morumbi até umas horas da tarde do dia seguinte,
    fui entrevistado por uma reporter do jornal
    O Estadão, fiquei bem feliz por que ja gostava
    muito da Whitney.

  8. admin

    June 16, 2012 at 3:32 pm

    Um show histórico, meu caro Altair. Quem viu, como nós, viu, quem não viu, infelizmente não terá como recuperar esse tempo perdido. Grande abraço, obrigado pela visita e volte sempre!!!

  9. aiii ..infelizmente não conseguir ver esse show ..pois eu não era nascida …infelizmente …fiquo muiito triste por isso …queria ver as imagens da fã invadindo o palco… pordeira me informar ..muito obriigada de verdade sou grata por isso …

  10. admin

    July 10, 2012 at 3:12 pm

    Cara Nycolle: procure no Youtube que de repente você conseguirá ver cenas desse show histórico. É seguramente a fonte mais prováve para se achar alguma coisa desse gênero. Obrigado pela visita e tuuuuudo de bom procê. Volte sempre que quiser/puder!

  11. ANDREA DE CASTRO RIBEIRO

    November 25, 2012 at 9:46 pm

    Eu fui a esse show e posso garantir que não houve até agora emoção que pudesse descrever aquele momento mágico vivido naquele lugar. o brasil viveu aquela noite a maior noite de sua existencia. Eu chorei eu gritei eu toqueoie em suas mãos e cheirava a lirios. whitney obrigada por ter dado esse presente a todos nós e eu te amarei até o fim de meus dias pois vc foi responsável por vários momentos de minha vida com suas canções. obrigada minha estrela adorada nos veremos ai no ceu, bj andréa

  12. admin

    November 26, 2012 at 2:05 pm

    Show inesquecível mesmo, Andrea. Pena que ela nos deixou tão cedo… Bjs, tuuuudo de bom e volte sempre que quiser/puder!

  13. AI COMO EU QUERIA TER TIDO ESSA OPORTUNIDADE NA VIDA. É UM SAUDOSISMO DE UMA COISA QUE, INFELIZMENTE, NÃO VIVI. É UM AMOR FORA DO NORMAL POR ESSA MULHER. POR ESSA VOZ. ‪#‎IWILLALWAYSLOVEWHITNEY

  14. admin

    September 14, 2015 at 7:29 pm

    Tony, o show foi realmente muito bom. Uma pena você não ter tido a oportunidade de ver. Mas temos os DVDs e os CDs para matarmos a saudade dessa grande intérprete, uma das melhores de todos os tempos. Grande abraço e muito obrigado pela visita a Mondo Pop.

  15. Meu sonho se realizaria, em ter ido a show dela, tinha apenas 10 anos, hoje 31. Faço aniversário dia 11 de agosto e Whitney dia 9 de agosto, mas pra minha tristeza, dia 11, de fevereiro, esta data sera infelizmente eternizada na minha memória. Sou fã incondicional ha 23 anos, desde os meus 8 aninhos, foi amor a primeira vista quando assistir ( O Guarda-Costa 1992) Tenho tudo dela, inclusive uma tatuagem, declarando como é grande o meu amor por ela.. mas no fim, eu peço as pessoas que se lembrem das coisas positivas, sobre a sua pessoa e não dos seus problemas.
    Todos tem problemas, Whitney tinha uma das mais belas vozes da história da música, ela tinha tudo, beleza, uma voz magnífica.
    É tão triste que os seus dons não lhe tenham dado a mesma alegria que nos deram a nós.
    Tinha um dom na voz…
    Era tão inocente e a sua voz tão pura, a sua vida tão pura. Penso que aquilo a que nos vamos apoiar é na sua voz, não na tragédia, mas na sua voz.
    Ninguém cantava como Whitney, a incomparável Srª Whitney Houston
    Eu sempre irei ama-lá Whitney, eu sempre irei ama-la!

  16. Alexandre Soares

    April 1, 2018 at 10:46 pm

    Eu estava nesse show em 1994 no Estádio do Morumbi naquela noite. Se apresentaram na sequencia:,Skank, Fernanda Abreu, Jorge Benjor e a última e mais esperada do festival Whitney Houston. Vi quando esse rapaz invadiu o palco, outro fato diferente foi quando Whitney entregou a uma fã emocionada no gargarejo do palco uma espécie de mini-fralda branca que Whitney usava para secar a transpiração, ela transpirava muito ao longo do show. Durante a preparação do palco antes dela entrar, uma espécie de assistente deixou em um local apropriado uma jarra com suco de laranja que Whitney tomava vez por outra durante o show, três back vocals deram suporte de voz durante a apresentação. O show começou bem animado e a energia de Whitney era vigorosa mas decaiu muito no decorrer da apresentação, era visível a exaustão dela do meio pro final do show, mas ela foi memorável em tudo. Após o show eu e amigos fomos pra porta do Hotel Maksoud Plaza na esperança de encontra-la entrando no hotel mas não a vimos, era madrugada, chegamos lá e havia uma outra turminha supostamente querendo ver Whitney também, mas algum tempo depois chegou apenas um ônibus com uma equipe que desembarcou rapidamente e entrou no hotel, entre eles, as três back vocals. O show de São Paulo ocorreu primeiro, depois foi no Rio de Janeiro. Ainda em São Paulo antes dela ir pro Rio de Janeiro falava-se em turma que ela ia fazer uma única apresentação no Olympia (uma extinta e renomada casa de shows de São Paulo) mas com ingressos caríssimos cotados em dólar, não sei se isso ocorreu mesmo. Eu como fã incondicional de Whitney Houston, mesmo morando no interior tinha que vê-la pessoalmente e assim foi, caso eu não tivesse feito sei que me arrependeria até hoje, principalmente pelo fato de que aquela vez foi a única vez que ela esteve aqui.

  17. Fabian Chacur

    April 3, 2018 at 5:12 pm

    Belo depoimento, Alexandre! O show do Hollywood Rock foi o único que a Whitney Houston fez em São Paulo. Esse que supostamente ocorreria no extinto Olympia foi um boato mesmo. E na época nem havia ainda esse costume, disseminado de uns dez anos para cá no Brasil, de um artista escalado para grandes festivais fazer show na mesma cidade em outro local mais intimista. Grande abraço e muito obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑