Por Fabian Chacur

Sabe aqueles inúmeros programas musicais de TV, nos quais há a presença de uma plateia que dança ao som de seus ídolos? Todos eles devem ao pioneirismo de American Bandstand. Dick Clark, seu apresentador e criador, morreu nesta terça-feira (18) aos 82 anos, conforme informação do site TMZ. Ele teve um ataque cardíaco em Los Angeles, sendo que havia conseguido sobreviver a um gravíssimo derrame em 2004.

Dick Clark nasceu em 30 de novembro de 1929. Ele se tornou apresentador permanente do programa (iniciado em 1952 e que ganhou o nome de American Bandstand após ele tê-lo assumido) em 1956, sendo que a atração passou a ser transmitida em termos nacionais nos EUA em 5 de agosto de 1957. Clark deu sorte de pegar o auge da primeira fase do rock and roll, e soube aproveitar esse clima positivo.

A atração se manteve no ar até 1989, e viveu seu auge nas décadas de 50 e 60, apresentando os grandes astros da Motown Records como The Supremes e Stevie Wonder e grupos como The Mamas And The Papas, The Doors e Steppenwolf. Curiosamente, dois dos grandes ícones do rock, Elvis Presley e os Beatles, nunca participaram da atração, o que não diminui sua importância.

O formato “artistas dublando seus hits em meio a dançarinos e clima alto astral” firmado por American Bandstand continua sendo utilizado até hoje por programas de TV dos quatro cantos do mundo, Brasil incluso. Influenciou até mesmo o Soul Train, clássica atração dedicada à música negra americana cujo apresentador, Don Cornelius, também nos disse adeus neste 2012. Tipo da coincidência triste, não é mesmo?

Veja cenas do programa American Bandstand: