Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre Greg Ham, saxofonista do Men At Work

Por Fabian Chacur

Embora fosse um quinteto em seus anos áureos, o Men At Work teve sempre dois destaques: o vocalista e guitarrista Colin Hay e o saxofonista, flautista e tecladista Greg Ham. Pois este último infelizmente foi encontrado morto em sua casa, em Melbourne, Austrália no dia de ontem (18). Ele tinha 58 anos.

Não se sabe a causa da morte do músico, que morava sozinho. A polícia local inicia uma investigação para tentar descobrir o que teria originado a tragédia, e não revelou nenhum tipo de pista até o momento.

Greg Ham nasceu no dia 27 de setembro de 1953 e criou o grupo pop-rock Men At Work em 1979, ao lado de Colin Hay, Ron Strykert (guitarra), John Rees (baixo) e Jerry Speiser (bateria).

Após boa repercussão em sua terra natal, a Austrália, a banda ganhou fama mundial em 1982 graças ao seu álbum de estreia no mercado internacional, Business As Usual, que inclui megahits como Down Under e Who Can It Be Now?, entre outros.

Esse álbum se manteve no topo da parada americana durante 15 semanas, sendo apeado da liderança por um certo Michael Jackson, com o disco Thriller.

Em 1983, o segundo álbum, Cargo, também obteve ótima repercussão, graças a singles matadores como Overkill e It’s a Mistake. Os sucessos do quinteto sempre tinham o sax e a flauta tocadas por Ham como marcas registradas.Two Hearts (1985) não se deu bem nas paradas de sucesso e pouco depois o grupo se separou.

O retorno do Men At Work ocorreu em 1986, sendo que do time original se mantiveram apenas Hay e Ham. Naquele ano, eles fizeram shows bem-sucedidos no Brasil, onde inclusive gravaram um álbum ao vivo, Brazil ’96 (1997-BMG). Pouco depois, eles partiram para projetos individuais, sendo que Colin Hay volta e meia faz shows por aqui.

Veja o clipe de Overkill, com o Men At Work:

2 Comments

  1. Putz, Chacur, o Levon Helm também morreu…

    http://www.youtube.com/watch?v=N9eCVXKr4t4

  2. admin

    April 20, 2012 at 2:28 am

    Valeu pelo toque, Neder. Eu havia lido uma notícia sobre ele estar entre a vida e a morte na segunda-feira e já estava temendo por esse desfecho. Um horror! Leia o post que fiz sobre ele, um dos grandes nomes da história do rock, assim como o grupo que ajudou a criar, o The Band. Grande abraço e volte sempre, amigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2020 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑