Por Fabian Chacur

Cris Cabianca é alguém que podemos classificar como uma jovem veterano. Embora esteja estreando em CD como artista solo em trabalho lançado pela Azul Music, a cantora e compositora paulistana já possui um currículo dos mais respeitáveis.

A moça começou a estudar piano aos 8 anos de idade, encarando quatro anos depois violão popular e guitarra. O canto e a dança foram os próximos ítens a serem aprendidos por ela, que aos 19 anos viajou para Nova York, onde cursou técnicas de canto e dança e treinamento vocálico no Broadway Dance Center.

A partir daí, participou do elenco de montagens brasileiras de espetáculos consagrados por púbico e crítica como Amor Sublime Amor, Hair, A Gata Borralheira, My Fair Lady, O Jardim Secreto e Pluft-O Fantasminha.

Para a estreia na carreira solo, Cris teve o sólido apoio do tecladista, compositor e produtor Corciolli, um dos grandes nomes da new age brasileira e conhecido pelo bom gosto e criatividade de seus arranjos, belas execuções como músico e competência como produtor, com vários excelentes discos solo em seu currículo. A rigor, o disco foi gravado apenas pelos dois, prova do grande talento deles.

O repertório de Cris Cabianca (o CD) traz sete composições da intérprete, duas de Corciolli e um novo arranjo do produtor para Scarborough Fair, que muitos conhecem na belíssima gravação da dupla americana Simon & Garfunkel, e que com Cris ganhou uma aura bossa nova progressiva, se é que isso existe…

A música de Cabianca traz influências de artistas distintos como Loreena McKennitt, Sarah Brightman, Sarah McLachlan, Kate Bush e Tori Amos, entre os internacionais, e Marisa Monte, Céu e Vanessa da Mata, entre as nacionais.

Com uma voz belíssima, que visita as regiões mais agudas sem exageros e as mais graves com sensibilidade, ela faz o que poderíamos definir como uma mistura de new age, rock progressivo, MPB e pop, com ênfase em boas melodias, arranjos ricos e timbres de teclados simplesmente perfeitos.

O álbum é bom como um todo, mas vale destacar as faixas Sirius, Flores da Terra, Amanhecer, Estrada das Nossa Vidas e Tango do Fogo.

Cris Cabianca é um disco delicado, repleto de sutilezas e que deve ser apreciado aos poucos, com atenção e carinho, pois cresce a cada nova audição. Trata-se de um CD original e com uma sonoridade que em seu todo não lembra rigorosamente nada do que está sendo feito atualmente na música brasileira. Merece ser descoberto por você!

Ouça Scarborough Fair, com Cris Cabianco: