Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Kick – Inxs (Mercury-Universal Music-1987)

Por Fabian Chacur

Formado por Michael Hutchence (vocal), Kirk Pengilly (guitarra, sax e vocais), Garry Gary Beers (baixo e vocais) e pelos irmãos Tim (guitarra), Andy (teclados) e John Farriss (bateria e vocais) no fim dos anos 70 em Sidney, Austrália, o Inxs conquistou aos poucos o seu espaço no cenário do pop rock.

Em 1987, o sexteto já havia emplacado diversos hits e conseguido vendagens cada vez melhores de seus álbuns. Havia um clima positivo em torno de seu quinto disco, e isso acabou se confirmando quando, naquele ano, Kick chegou às lojas.

Kick mostra o sexteto consolidando sua energética mistura de rock, funk e pop de forma simplesmente irrepreensível. Trata-se de um daqueles discos feitos para facilitar a vida de quem deseja uma trilha sonora bem prá cima em sua festa e não quer ficar pulando faixas.

A sequência de músicas é de tirar o fôlego, e tem início com a quase hard de batida marcial e hipnótica Guns In The Sky. Logo a seguir, entra New Sensation, com seu beat contagiante que virou trilha de dois comerciais recentes de TV. O riff matador de Devil Inside (que a VH1 Brasil usa toda hora como vinheta em sua programação) chega a seguir, abrindo caminho para o maior hit do álbum, o funk lota pistas Need You Tonight.

Mediate, emendada em Need You Tonight, vem a seguir para manter o beat. A regravação de The Loved One, hit da banda em sua fase doméstica, chega para dar um rápido respiro. A vigorosa Wild Life é a próxima.

Apoteótica, com sua paradinha que arrancava uivos nos shows, a balada soul Never Tear Us Apart aparece para mostrar de vez o poderio da voz de Michael Hutchence, um dos melhores cantores do rock anos 80.

Mistify, com sua levada cadenciada, e as elétricas Kick, Calling All Nations e Tiny Daggers, encerram o álbum, deixando um clima de quero mais no ar.

Com um material de tamanha qualidade e com uma produção excepcional, a cargo do experiente Chris Thomas (e mixagem perfeita do mestre Bob Clearmountain), Kick estourou no mundo todo, atingindo o terceiro lugar nos EUA e emplacando por lá quatro faixas no top 10 dos singles mais vendidos.

A saber: Need You Tonight (número 1), Devil Inside (número 2), New Sensation (número 3) e Never Tear Us Apart (número 7). A partir daí, o Inxs passou a encher estádios nos quatro cantos do mundo, incluindo o do Maracanã, em janeiro de 1991, na segunda edição do Rock In Rio. Eu estava lá. Que performance excepcional!

A edição comemorativa lançada em 2002 para celebrar os 15 anos de Kick inclui quatro faixas bônus, além de encarte com letras, ficha técnica completa e texto informativo. Atrevo-me a considerá-lo um dos 10 melhores álbuns do pop rock dos anos 80, ítem imprescindível para festinhas baseadas no som daqueles anos incríveis.

Veja o clipe de Need You Tonight, do Inxs:

New Sensation ao vivo em 1991 em Wembley, com o Inxs:

Never Tear Us Apart ao vivo em 1991 em Wembley, com o Inxs:

2 Comments

  1. Esse disco é tão bom que parece uma coletânea na banda!

  2. Parece mesmo, Fabiano. Traz vários hits, e mesmo aquelas músicas que não estouraram são bem legais. Grande abraço e muito obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑