Por Fabian Chacur

Maldito espaço de título. Por restrições de número de caracteres, tive de produzir esse título besta acima para poder noticiar a morte do fotógrafo Jim McCrary, que nos deixou aos 72 anos.

McCrary morreu no dia 29 de abril, mas seu falecimento só foi anunciado agora, pelo jornal americano LA Times. Ele sofria de uma doença que afetava seu sistema nervoso, e estava na cidade de Palo Alto, na California.

Durante sua carreira profissional, Jim prestou serviços durante muitos anos para a gravadora A&M Records. Em 1971, ficou a seu cargo fazer a foto que acabou na capa de Tapestry, de Carole King, um dos melhores álbuns de todos os tempos em qualquer estilo musical e contendo faixas tocantes como It’s Too Late e I Feel The Earth Move.

Lou Adler, produtor daquele álbum e parceiro de McClary na A&M declarou ao LA Times que seu colega tinha a rara capacidade de entender perfeitamente o que os artistas desejavam para ilustrar seus LPs/CDs. “Vide a capa de Tapestry, na qual o gato de Carole King acabou entrando e dando um clima perfeito para a cena”, disse.

Capas de álbuns de artistas importantes como Joe Cocker e os grupos The Carpenters e Flying Burrito Brothers tiveram fotos de Jim McCrary.

Ouça It’s Too Late, com Carole King e James Taylor, ao vivo: