Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

“Vocalista são idiotas”, diz Noel Gallagher

Por Fabian Chacur

Noel Gallagher sempre teve como marca a língua solta e ferina. Durante quase 20 anos, ele deu provas dessa irreverência como guitarrista e principal compositor do Oasis, uma das mais bem-sucedidas bandas da história do rock britânico.

Com o fim do grupo e de sua parceria com o irmão (e cantor) Liam em 2009, Noel partiu para um projeto individual, o Noel Gallagher’s High Flying Birds, cujo nome teve como inspiração uma música do grupo americano Jefferson Airplane.

No Brasil para dois shows, um em São Paulo nesta quarta (2) no Espaço das Américas e outro no Rio nesta quinta (3) no Vivo Rio, o astro aproveitou para lançar uma edição especial de Noel Gallagher’s High Flyig Birds, que inclui o CD e um DVD bônus com making of do álbum e do clipe de The Death Of You And Me.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde desta quarta (2) no hotel Tívoli, em São Paulo, Noel falou do álbum, de futebol, dos shows, do seu primeiro álbum pós-Oasis…..Só não tocou no nome de Liam, embora tenha soltado por mais de uma vez um irônico “vocalistas são idiotas” ao ser questionado se pensou em incluir um cantor em seu novo grupo.

Leia os melhores momentos da coletiva de Liam Gallagher em São Paulo:

Em recente entrevista, Damon Albarn (ex-Blur) disse que vocês irão compor algo juntos. Você confirma essa informação?

Noel Gallagher – Talvez… (risos). Parcerias são sempre complicadas, fiz poucas até hoje. Mas não descarto, tudo pode acontecer. Também não penso em gravar um álbum em colaboração com outro artista, mas quem sabe? Se o Paul McCartney estiver em um momento ruim de sua carreira, eu poderia ajudá-lo, mas não acho isso provável. (risos)

Você pretende lançar um novo álbum em 2012? É verdade que esse projeto foi adiado por causa do sucesso de Noel Gallagher’s High Flying Birds?

Noel Gallagher – A turnê será encerrada no dia 5 de novembro, e depois pretendo tirar umas boas férias. O novo disco ainda está sendo gravado, não penso em retomar o trabalho antes dessas férias.

Você está cantando algumas canções antigas, dos tempos do Oasis, nos shows solo. Como você as escolheu?

Noel Gallagher– As pessoas gostam de ouvir músicas antigas, e gosto de dar ao público o que ele quer. Escolhi músicas que gosto de cantar, e não tínhamos tanto material para o show, só com as músicas do novo disco. E o público parece gostar cada vez mais das canções antigas, parece que essas músicas ganham novo significado com o decorrer dos anos.

Você teve alguma dificuldade para iniciar a carreira solo?

Noel Gallagher – Foi mais fácil iniciar a carreira solo, pois agora eu decido sozinho o que vou fazer, estou mais no controle do que antes. O Oasis foi uma ótima experiência que durou quase 20 anos, mas o meu prazer com o que faço atualmente é comparável ao do início da minha carreira com o Oasis.

No Oasis você era o guitarrista. Agora, você também canta e é o centro das atenções. Como está sendo agora encarar essa nova responsabilidade, ser o centro das atenções? Chegou a pensar em contratar um vocalista para esse projeto?

Noel Gallagher – Não quero competir com o Oasis, nem montar um grupo igual. Cheguei a pensar em um microsegundo em ter um cantor para o projeto, mas cantores são idiotas(risos)! Deixando os holofotes em mim, que não sou um idiota, as coisas ficaram melhores.

O seu time, o Manchester City, está bem próximo de ser campeão inglês pela primeira vez. Qual a sua expectativa, e como encara o fato de isso ocorrer depois do fim do Oasis, que tanto divulgou esse clube?

Noel Gallagher– É a maior chance de todos os tempos de o Manchester City ser campeão, embora a fatura ainda não esteja decidida. E é irônico eu estar aqui na América, e só retornar à Inglaterra um dia depois do último jogo do campeonato, pois não poderei estar nos estádios acompanhando os últimos jogos. Se eu soubesse que precisaria sair do Oasis para ver o City campeão, teria saído após ganhar meus primeiros 20 milhões de libras. (risos).

Você realmente pensa em vir ao Brasil em 2014 para assistir a Copa do Mundo de Futebol? E qual a sua expectativa em relação à seleção inglesa?

Noel Gallagher– Penso, sim, em vir ao Brasil junto com meus dois filhos e minha mulher para ver os jogos. Acho que a Copa no Brasil será ótima, e que a final será entre Brasil e Espanha, sendo que se vocês não ganharem, provavelmente vão querer matar o seu técnico! Acho que a seleção inglesa não tem chances, só voltará a ganhar quando jogar de novo em casa.

Você já disse que não tem ídolos, que encara os músicos de que mais gosta como pessoas normais. Como encara a idolatria que existe em torno de você?

Noel Gallagher – Escrevo canções que importam para mim. Se as pessoas as entendem e gostam delas, acho muito bom. Só quero ser um ídolo para meus filhos e para a minha mulher. Não entendo essa coisa de idolatria.

Qual a sua expectativa em relação aos shows no Brasil, e quantos músicos que estiveram no álbum estão o acompanhando nesses shows?

Noel Gallagher – Dos cinco músicos que estão comigo na turnê, só dois tocaram no disco. Toda vez que toquei no Brasil os shows foram fantásticos, espero que este seja ótimo também. Senão, cabeças vão rolar! (risos)

2 Comments

  1. Noel Gallagher sempre dá boas entrevistas. E isso que ele disse sobre os vocalistas está bem próximo da verdade, salvo honrosas exceções. Também tendo a ver os artistas que gosto como pessoas comuns. Por isso não fico decepcionado quando falam merda ou têm alguma atitude medíocre. Sem a visão idealizada, posso continuar a gostar deles sem problemas.

  2. De fato, Neder. Já tive algumas decepções ao conhecer alguns artistas que admirava. Felizmente, também aconteceu várias vezes de eu gostar tanto da pessoa que conheci como do artista que já conhecia. Mas a essência é a seguinte: um músico genial é um ser humano como qualquer outro. Aliás, não sei o autor dessa frase, mas ela foi usada para definir Jimi Hendrix: um artista genial e um ser humano amador, pelo fato de ter morrido do jeito que morreu. Grande abraço e muito obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑