Por Fabian Chacur

Jeff Healey (1966-2008) entrou para a história da música como um dos responsáveis pela volta do blues rock aos primeiros postos das paradas de sucesso, na segunda metade dos anos 80.

Privado da visão com apenas um ano de idade, ele desenvolveu um estilo próprio de tocar guitarra que, somado ao seu imenso talento, o tornaram um nome conhecido dos fãs do blues e do rock em todo o planeta.

Para quem tem saudades daquele talentosíssimo guitarrista e cantor, ou para quem deseja saber como era a performance desse grande artista, chega às lojas brasileiras Live In Belgium, DVD que traz como bônus um CD de áudio, em lançamento da distribuidora ST2.

O DVD/CD traz o registro da participação de Healey no Peer Blues Festival, na Bélgica, em julho de 1993. Na época, ele divulgava o seu terceiro álbum de estúdio, Feel This.

Além de seus habituais companheiros Joe Rockman (baixo e vocais de apoio) e Tom Stephen (bateria), o músico canadense contou neste show com o apoio do tecladista Washington Savage e dos vocalistas de apoio Mischke Butler e Toucu, que tornaram o som do grupo ao vivo ainda mais quente e contagiante, com boas pitadas de soul music.

Sempre simpático e carismático, Jeff Healey dá aqui uma geral no melhor de seu repertório, que inclui músicas próprias como That’s What They Say e See The Lights e covers bem bacanas como While My Guitar Gently Weeps (Beatles), Roadhouse Blues (The Doors) e Lost In Your Eyes (Tom Petty), tocados de forma personalizada.

Com um vozeirão marcante e solos de guitarra mesclando muita garra e técnica apurada, Jeff Healey se mostra à vontade no palco, em um show simplesmente delicioso de se ver e ouvir.

Tive a honra de ver a Jeff Healey Band ao vivo lá pelos idos de 1998 no extinto Palace, e podem ter certeza de que este DVD passa com fidelidade o prazer que era apreciar uma performance desse mestre do blues rock, que infelizmente se foi muito cedo, mas que nos deixou belas heranças como este altamente recomendável Live In Belgium.

Veja e ouça Roadhouse Blues, com The Jeff Healey Band, do DVD Live In Belgium: