Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre o ótimo cantor Marcos Roberto

Por Fabian Chacur

Morreu no último dia 21 (sábado) em Osasco (SP), aos 71 anos o cantor paulistano Marcos Roberto. Ele se tornou conhecido nacionalmente ao participar do programa Jovem Guarda, e foi vítima de insuficiência renal.

Nascido em São Paulo em 26 de junho de 1941, Marcos começou a cantar no coral de uma igreja. Sua primeira gravação ocorreu no selo Young, do pioneiro do rock brasileiro Miguel Vaccaro Netto, no início dos anos 60.

O sucesso veio a partir de 1965, graças a músicas como Vá Embora Daqui, É Tão Fácil Dizer, Agora é Tarde, Súplica, Onda de Cangurú e Fim de Sonho.

As canções que gravava na época eram compostas por ele em parceria com Dori Edson e também por amigos como Sérgio Reis e Tommy Standen (que estouraria nos anos 70 com o pseudônimo Terry Winter).

Com o tempo, foi deixando para trás o estilo rockmântico típico da Jovem Guarda e aderiu ao romantismo mais escancarado e à música sertaneja. E foi nessa praia que conseguiu seu maior sucesso, A Última Carta, que segundo a extinta gravadora Copacabana teria vendido dois milhões de cópias no início dos anos 80.

Dono de um vozeirão e aparentemente uma excelente pessoa, ele perdeu sua esposa, Márcia, em 2011, o que teria contribuído para o declínio de sua saúde.

Uma boa amostra de seu talento está na hoje rara coletânea em CD Vitrola Digital-Marcos Roberto, lançada em 2001 e trazendo seus maiores sucessos dos tempos da Jovem Guarda.

Ouça Vá Embora Daqui, com Marcos Roberto:

4 Comments

  1. Cassiano Macedo

    July 29, 2012 at 2:59 pm

    Muito legal esse se site para manter viva a memória desse pessoal que não está mais entre nós.
    Morre o homem, mas fica a sua obra, num mundo onde tantos deixam como herança desgraças como guerras, crimes, violência e roubalheira.
    Parabéns.

  2. admin

    July 29, 2012 at 11:43 pm

    Obrigado pelos elogios, Cassiano. É muito importante manter viva a memória dos artistas que nos deixaram, mas cuja obra continua aí, firme e forte, para que possamos apreciar para sempre. Grande abraço e volte sempre que puder/quiser!

  3. Norma suely Ribeiro da Rosa

    October 1, 2019 at 8:20 pm

    Poxa muito triste tantas pessoas da jovem guarda que se foram chega a doer estes dias fiquei sabendo que Roberto Live se foi em janeiro Dóris Edson eu estava acordada na madrugada ouvindo as musicas dele pra mim todos eles foram muito importante em minha vida

  4. De fato, Norma, infelizmente muitos de nossos artistas favoritos estão indo para o outro lado do mistério, como dizem. Eles nos deixam, mas ficam suas músicas e as recordações que temos deles. Muito obrigado pela visita e volte sempre que puder ou quiser.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑