Por Fabian Chacur

Desde o estouro de Chitãozinho & Xororó no fim dos anos 80, a música sertaneja ganhou um sabor pop que abriu de vez as portas desse gênero musical para a fusão com outras sonoridades.

Há quem acerte na mistura, e há quem erre feio, mas o importante é que, graças a essas experiências, o som sertanejo conseguiu ampliar seus horizontes e atingir os mais diversos tipos de público.

Dois jovens mineiros chegaram há três anos com o objetivo de criar um trabalho personalizado e competitivo. Por enquanto, estão atingindo em cheio o seu objetivo. São eles Kleo Dibah & Rafael, que acabam de lançar seu primeiro DVD, É Dus Mais Bão (também disponível no formato CD) pela Universal Music.

Nascidos na cidade mineira de Ituiutuba, eles se conheceram aos 7 anos de idade, quando estudavam na única escola de música instalada na cidade mineira, que tem em torno de 100 mil habitantes e fica na região do Triângulo Mineiro.

“A gente se conheceu cedo e convivia nos eventos, festivais, tudo que havia por lá. Cada um tinha seu projeto. Eu investi em uma carreira solo por quatro anos. Em 2007, resolvi convidar o Rafael para tocar comigo”, relembra Kleo Dibah.

Se Kleo investiu na música sertaneja desde o começo, Rafael era adepto do pop-rock, tendo participado de várias bandas e aprendido muito ao ouvir seus ídolos, entre os quais George Harrison, Slash e Steve Ray Vaughan. Em 2009, Kleo Dibah & Rafael se tornaram uma dupla.

“Senti com o tempo que a música sertaneja não estava tão distante do pop-rock que eu tocava. O pop-rock é um pouco mais rico em termos melódicos, e eu trouxe isso para o som da dupla, com melodias diferenciadas”, explica Rafael.

Após o sucesso de seu primeiro trabalho de estúdio, que permitiu a eles conquistar um público fiel em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, a dupla pretende ir além com o primeiro DVD, atingindo desta vez o resto do país.

É Dus Mais Bão foi gravado ao vivo em uma fazenda situada em Presidente Olegário (MG) em um clima ao mesmo tempo intimista e de balada moderna, um projeto criado pelo empresário da dupla, Geraldo Campos, com direito a grandes requintes técnicos na gravação.

“A ideia do Geraldo foi fazer um show ao mesmo tempo intimista e moderno, com o artista bem próximo do público.É a mistura do clima das baladas sertanejas modernas com a origem desse estilo, nas fazendas, em um ambiente rural”.

Embora invistam em uma mistura de vários estilos da música popular, incluindo pop, rock, blues e reggae, Kleo Dibah & Rafael procuram não se distanciar dos elementos básicos do som sertanejo, com direito a sanfona e viola caipira.

“Fazemos um som moderno, mas sem fugir demais das origens da música sertaneja. Nossa música tem a nossa cara, falamos de romantismo, de alegria, mas sem apelar e sem cair na vulgaridade”, diz Kleo.

Outros diferenciais da dupla são a predominância de composições próprias e a performance de Rafael como músico, tocando violão e guitarra com bastante estilo e personalidade. O novo trabalho da dupla mineira conta com a participação especial de uma dupla consagrada, João Bosco & Vinícius, na música Me Beija.

“Conhecemos João Bosco & Vinícius em 2011 no Credicar Hall (SP) após um show deles, e ficamos amigos rapidamente. Eles participaram no nosso DVD e nós também participamos do novo DVD deles, que sairá em breve”, revela Rafael.

Ao contrário de várias outras duplas, Kleo Dibah e Rafael são versáteis e capazes de fazer a chamada primeira voz com a mesma categoria, o que lhes proporciona outro diferencial importante em um mercado tão competitivo.

Ouça Um Degrau Na Escada, com Kleo Dibah & Rafael: