Por Fabian Chacur

Um dos grandes momentos da música ocorridos na primeira década deste século ficou por conta da surpreendente estreia da cantora britânica Joss Stone em disco. Uma dessas surpresas das quais a gente dificilmente se esquece, de tão marcante.

Com apenas 16 anos, aquela adolescente loira de cabelos longos e carinha de menina nos ofereceu em 2003 The Soul Sessions, álbum composto basicamente de releituras de clássicos obscuros (porém, espetaculares) da soul music e com direito a um cover personalizado de uma música dos White Stripes de Jack White. Rapidamente, o CD se tornou um clássico precoce, e a garota, uma estrela, atraindo as atenções de todos os fãs do gênero.

Nove anos depois, após lançar quatro álbuns solo, integrar a banda SuperHeavy ao lado de Mick Jagger e gravar e fazer shows com inúmeras estrelas, entre as quais o guitarrista Jeff Beck, Joss retorna ao começo, lançando The Soul Sessions Vol.2 , desta vez pela gravadora Warner. A fórmula é a mesma, mas a voz da gata está amadurecida e ainda melhor.

Novamente, a intérprete escolheu para acompanhá-la mestres da soul music. Desta vez, temos aqui, entre outros, o fantástico guitarrista Ernie Isley, dos Isley Brothers, o tecladista Clayton Ivey, a sublime cantora Betty Wright (que treinou e acompanhou Joss em seu trabalho de estreia) e o baterista Tony Royster Jr., entre outros.

O som é bem vintage, e o repertório foge das obviedades de álbuns de releituras dessa mina de ouro da música, trazendo-nos maravilhas como (For God’s Sake) Give More Power To The People, While You’re Looking Out For Sugar, The High Road, The Love We Had (Stays On My Mind) e Pillow Talk, esta última na verdade um hit pop de 1973 de Sylvia Robinson, a criadora da gravadora Sugarhill, casa inicial do rap no fim dos anos 70.

Joss Stone dá um banho de interpretação nas onze faixas, esbanjando afinação, garra, categoria e alma, muita alma, condição sem a qual esse estilo musical não sai do chão. Afinal, essa vertente seminal da música negra não foi batizada de soul music à toa.

The Soul Sessions Volume 2 será provavelmente a base dos shows que a gata de vozeirão fará no Brasil de 11 a 20 de novembro no Brasil, quando passará por São Paulo (11-Credicard Hall), Belo Horizonte (13-Chevrolet Hall), Rio (15-Citibank Hall), Florianópolis (17-Stage Music Park) e Porto Alegre (20-Pepsi On Stage). Informações mais detalhadas e preços dos ingressos: 4003-5588 e www.ticketsforfun.com.br .

While You’re Looking For Sugar, com Joss Stone, ao vivo no Rock in Rio 2011: