Por Fabian Chacur

Que a MTV perdeu a relevância há uns bons anos, todos já sabem. Nos últimos tempos, então, até mesmo boatos de que a franquia brasileira da famosa emissora que popularizou mundialmente os videoclipes está para fechar estão em cena. Triste decadência.

Boa prova de que o canal está no bico do corvo ocorreu na noite da última quinta-feira (20), quando foram entregues os prêmios do VMB 2012, o momento mais esperado do ano pelos dirigentes da emissora antes musical e atualmente repleta de reality shows fajutos e programas de qualidade extremamente duvidosa.

Exceção feita ao clipe do ano, merecidamente vencido pelos Racionais MCs com o excepcional Mil Faces de um Homem Leal (Marighella), os outros vencedores são bons exemplos do que pior existe no cenário da música brasileira da atualidade.

De um lado, a mediocridade “popular” de Gaby Amarantos, uma dolorosa mistura do que há de pior em Beyoncé Knowles, Preta Gil e Ivete Sangalo que alguns formadores de opinião tentam vender como uma artista criativa e revolucionária, quando na verdade não passa de mais um guisado popularesco de quinta categoria.

Do outros, aqueles artistas badaladinhos pelos metidos a descolados, tão ou mais medíocres do que as Gabys da vida, mas que tentam nos impor como “indiscutíveis”, os Inseticidas, Criôcos e Malditas Ruins da vida. Entre essas duas alas, até prefiro a ingenuidade do Restart, que ao menos soa mais autêntica e destinada às adolescentes.

Se valeu para alguma coisa, o VMB 2012 ao menos nos ofereceu um belíssimo show dos Racionais MC’s, grupo paulistano que continua léguas à frente da atual geração do rap nacional, que tenta ser tão genial que acaba soando caricata e arrogante. De resto, só pastéis de vento sem sabor e substância sendo avalizados pela emetevê. Triste…

Veja o clipe de Mil Faces de um Homem Leal (Marighella), dos Racionais MC’s: