Por Fabian Chacur

A formação 1974-1976 dos Mutantes voltará a se apresentar ao vivo em dezembro como principal atração do festival Psicodália 2013-Festival de Ano Novo. O evento será realizado na Fazenda Evaristo, na cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina.

O grupo incluirá como grande atração em seu set list a execução, na íntegra, do álbum Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974), que marcou a adesão da banda ao rock progressivo, abandonando o psicodelismo roqueiro e tropicalista dos tempos de Rita Lee e Arnaldo Baptista.

A escalação da banda naquele período incluía o fundador Sérgio Dias (guitarra e vocal), Túlio Mourão (teclados, tocou depois com Milton Nascimento e outros), Antonio Pedro (baixo, depois da Blitz) e Rui Motta (bateria, tocou com Ney Matogrosso, Sá & Guarabira, Veludo Elétrico, Sociedade Anônima e outros).

Segundo depoimento de Sérgio Dias ao site do evento, os quatro músicos estão ansiosos pelo reencontro, que deve ser intensificado mais para o fim do ano, quando os músicos se encontrarão na casa de Antonio Pedro para ensaiar. Ele também diz que Tudo Foi Feito Pelo Sol foi gravado em um único take, e acabou sendo o disco mais vendido da carreira da banda, além de gerar um grande número de shows pelo Brasil.

O show será realizado em 30 de dezembro, no terceiro dia do festival, programado para ocorrer entre 28 de dezembro a 2 de janeiro de 2013. Mais informações no site www.psicodalia.mus.br . Outra atrações já confirmadas são Blues Etílicos, Hermeto Pascoal, Confraria da Costa e Vlad D, entre outros. O evento inclui música, teatro, cinema e temas ligados à ecologia e saúde.

Ouça Tudo Foi Feito Pelo Sol, com os Mutantes, na íntegra: