Por Fabian Chacur

Em 2006, o baterista Stewart Copeland lançou o filme Everyone Stares: The Police Inside Out. Agora, é a vez de outro integrante da banda, o guitarrista Andy Summers, proporcionar aos fãs a sua versão da história do trio britânico. Trata-se de Can’t Stand Losing You.

O filme dirigido por Andy Grieve é narrado por Summers, que lê trechos de sua autobiografia, One Train Later: A Memoir (2006), e inclui fotos de seu livro I’ll Be Watching You (2007) e material registrado nas duas encarnações do grupo, entre 1977 e 1983 e entre 2007/2008.

Em entrevista concedida ao site americano da Billboard, Summers garante que não teve problemas para conseguir a liberação por parte dos colegas em relação aos filmes e fotos, e que ele não descarta um possível retorno do grupo que lançou álbuns clássicos como Synchronicity (1983) e Regatta De Blanc (1979).

Além do filme, que teve sua premiere no dia 9 de novembro no festival de documentários DocNYC, em Nova York, Summer divulga o álbum Fundamental, que gravou em parceria com Fernanda Takai, do Pato Fu, e se prepara para lançar uma nova banda.

O grupo se chama Circa Zero, inclui o vocalista Rob Giles, e deve lançar seu álbum de estreia na primeira metade de 2013, quando também deverá fazer shows com o intuito de divulgá-lo. E fica a pergunta no ar: será que Sting, baixista e cantor do Police, também fará um filme sobre a banda? Summers brincou com essa possibilidade na entrevista.

Veja entrevista de Andy Summers sobre o filme: