Por Fabian Chacur

Adele inclui mais um ítem importante em sua extensa relação de conquistas. Seu álbum 21 foi o mais vendido no competitivo mercado americano pelo segundo ano consecutivo, segundo dados divulgados pela revista americana Billboard, a bíblia do lado business da música mundial.

O álbum, que inclui hits massivos como Rolling In The Deep, Rumour Has It, Someone Like You e Set Fire To The Rain, vendeu em 2012 nos EUA 4,41 milhões de cópias. Em 2011, o mesmo trabalho teve comercializadas por lá 5.82 milhões de cópias.

A cantora e compositora britânica é a primeira a conseguir ter o mesmo álbum como o mais vendido na terra de Barack Obama por dois anos consecutivos desde que o sistema Nielsen Soundscan começou a medir as vendagens de discos por lá, a partir do ano de 1991.

O segundo posto ficou nas mãos da estrelinha country americana Taylor Swift, cujo Red vendeu durante o ano 3.11 milhões de cópias. A moça vem se mantendo de forma consistente entre os quatro mais vendidos do ano desde 2009.

A boy band britânica One Direction também tem muito o que comemorar, pois emplacou seus dois primeiros álbuns entre os cinco mais vendidos no mercado ianque em 2012, outra façanha inédita durante a Soundscan Era, a partir de 1991.

Up All Night, álbum de estreia do grupo que surgiu em um reality show britânico, ficou no terceiro lugar, com 1.62 milhão de cópias comercializadas, enquanto seu segundo lançamento, Take Me Home, cravou o quinto posto, vendendo em torno de 1.34 milhão.

O ótimo CD Babel, do grupo britânico Mumford & Sons, atingiu o quarto posto, com 1.46 milhão de cópias, e se tornou o único ítem gravado por uma banda de rock a entrar no top 10 americano dos mais vendidos durante 2012, dominado pelo country e pelo pop.

O badalado astro pop canadense Justin Bieber mostrou fôlego ao abocanhar o sexto posto com Believe, com praticamente a mesma marca de Take Me Home, do One Direction. Carrie Underwood, vencedora de uma das edições do American Idol, atingiu o sétimo lugar com Blown Away, que vendeu 1.20 milhão de cópias.

O jovem Luke Bryan viu 1.10 milhão de cópias de seu Tailgates & Tanlines serem vendidas em 2012, enquanto o veterano Lionel Richie viveu o melhor momento de sua carreira desde a década de 80 com o álbum de releituras de pegada country Tuskegee, com 1.07 milhão de exemplares comercializados. Jason Aldean fechou o top 10 com seu Night Train vendendo 1.02 milhão de cópias.

Os fãs dos discos de vinil adquiriram 34 mil exemplares do primeiro álbum solo de Jack White (ex-White Stripes), Blunderbuss, que foi o mais vendido nesse formato nos EUA, seguido por Abbey Road, dos Beatles, com 30 mil cópias comercializadas. Vale lembrar que o álbum dos Fab Four vendeu 41 mil cópias em 2011, tendo sido o disco de vinil mais vendido nos EUA naquele ano. Os clássicos do rock nunca perdem seu apelo comercial.

Ouça Skyfall, tema do filme homônimo, com Adele: