Por Fabian Chacur

O grupo britânico Mumford & Sons continua com a bola toda. Ao faturar o Grammy na seminal categoria Álbum do Ano, eles conseguiram voltar a liderar a parada americana com este mesmo trabalho, o excelente Babel. O álbum já havia ficado três semanas no número 1 em outubro de 2012, quando chegou às lojas, e agora marca presença de novo nessa cobiçada posição.

Babel vendeu na última semana aproximadamente 185 mil cópias, o que lhe permitiu completar quatro vezes não consecutivas como o mais vendido na terra de Barack Obama. O resultado é mais uma prova de que nem sempre é preciso apelar ou fazer música centrada em modismos e comercialismos óbvios para vender muito no cenário musical atual.

O som do Mumford & Sons tem como base a música folk britânica, com direito a elementos do folk e country americano, soul e rock. A sonoridade investe em mandolins, violões acústicos e outros instrumentos tradicionais, e evoca a obra de grupos importantes como The Chieftains, The Band, Fairport Convention e outros da mesma nobre estirpe.

Recentemente, eles lançaram o DVD The Road To Red Rocks, gravado ao vivo no belíssimo e cultuado anfiteatro de Red Rocks, em Denver, Colorado (EUA), onde só se apresentam artistas do gabarito de U2, Stevie Nicks, Grateful Dead e Dave Matthews Band, entre não muitos outros. Prova de prestígio dos rapazes.

Lover Of The Light, com o Mumford & Sons: