Por Fabian Chacur

Duas das bandas mais importantes da vertente roqueira brasileira denominada mangue beat estão preparando um álbum em parceria. São elas a Nação Zumbi e a Mundo Livre S/A. Os dois grupos se encontram atualmente em estúdio, e o CD deve chegar às lojas ainda no primeiro semestre, pela gravadora DeckDisc.

O esquema será similar ao que o mesmo selo realizou com o Ultraje a Rigor e os Raimundos. Cada grupo tocará sete músicas do repertório da companheira de disco. A Nação Zumbi investirá em Livre Iniciativa e Bolo de Ameixa (entre outras), dos colegas, enquanto a Mundo Livre S/A relerá do seu jeito faixas como Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada e Manguetown.

Liderada inicialmente pelo saudoso Chico Science, a Nação Zumbi entrou para a história do rock nacional a partir dos anos 90 graças a álbuns como Da Lama Ao Caos e Afrociberdelia, enquanto a Mundo Livre S/A, liderada por Fred Zero 4, emplacou na mesma época trabalhos importantes, entre os quais Samba Esquema Noise e Guentando a Ôia.

Os dois grupos iniciaram em 2005 um projeto conjunto intitulado Projeto Orquestra Manguefônica, que obteve ótima repercussão e gerou vários shows. A mistura feita por eles de rock, psicodelismo, soul, funk e muita música brasileira abriu novos e criativos horizontes para o rock brasileiro, ampliados até hoje por eles.

Ouça Manguetown, com Chico Science & Nação Zumbi: