Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Filme sobre os Stone Roses estreia em maio

Por Fabian Chacur

Made Of Stone, documentário sobre uma das mais importantes bandas da história do rock inglês, os Stone Roses, já tem data para estrear. Segundo o site da revista americana Billboard, o filme dirigido por Shane Meadows (de This Is England e Dead Man’s Shoes) será exibido pela primeira vez no dia 30 de maio na cidade natal do quarteto, Manchester.

O documentário entrará no circuito comercial de cinema do Reino Unido no dia 5 de junho, sendo que a exibição em outros países ainda não possui data oficial de lançamento. A produção é da Picturehouse Entertainment, sendo que a produção mescla cenas da carreira da banda e entrevistas feitas especialmente para a ocasião.

Integrado em sua formação clássica por Ian Brown (vocal), John Squire (guitarra), Gary ‘Mani’ Mounfield (baixo) e Alan ‘Reni’ Wren (bateria), os Stone Roses surgiram na segunda metade dos anos 80, e se tornaram mitológicos após o lançamento de seu álbum de estreia, The Stone Roses (1989), um dos melhores discos da história do rock.

Sua mistura de psicodelismo, dance music, rock e pop ajudou a criar as bases do que viria a ser rotulado posteriormente como britpop, abrindo as portas para bandas como Oasis, Blur e tantas outras. Eles podem ser considerados os criadores dessa nova onda do rock inglês ao lado dos também seminais Happy Mondays.

O documentário abrange esse estouro inicial, os problemas dos seus integrantes com prisões, drogas e declarações polêmicas à imprensa e os problemas jurídicos entre gravadoras que deixaram o grupo fora dos estúdios até 1994, quando lançaram Secondo Coming, bom trabalho que no entanto obteve repercussão bem abaixo do que se esperava.

Após o fim em plena decadência, em 1996, os integrantes da banda tentaram outros projetos musicais, mas nada chegou sequer perto da excelência e do êxito do trabalho anterior. Muito se especulou sobre um possível retorno deles nesses anos todos, mas as rixas entre eles davam a entender que esse sonho dos fãs não se concretizaria nunca.

Até que, no início de 2012, os filhos de Manchester acertaram enfim os ponteiros e tocaram juntos de novo, iniciando uma turnê mundial em junho de 2012 em Barcelona e começaram a novamente encarar a estrada. No repertório, os sucessos que os consagraram, como I Wanna Be Adored, Waterfall, She Bangs The Drums e Made Of Stone, entre tantos outros.

Curiosamente, os Stone Roses nunca conseguiram muita coisa em termos de popularidade nos EUA, o que explica um pouco o porque até hoje o quarteto possui menos fama em termos mundiais do que bandas como o Oasis e o Blur. Os problemas com gravadoras certamente ajudaram nessa situação. Azar dos americanos…

Veja o trailer do documentário Made Of Stone, sobre os Stone Roses:

2 Comments

  1. Eu sempre quis conhecer os motivos deste enorme potencial não ter se realizado plenamente. Pensava: “será que o primeiro disco foi obra do acaso…?” (“Second Coming” é legal, mas falta alguma coisa). A história deles lembra muito o que aconteceu com aquelas bandas de heavy metal que nunca conseguira ir muito além da brilhante estréia, como Diamond Head e Angel Witch. Mais triste ainda é ver “a volta dos que não foram”, que acontece nas reuniões tardias que essas talentosas bandas sempre fazem para tentar consertar o passado de glória abortada.
    PS: Alguma dúvida de que Liam Gallagher queria ser Ian Brown…?

  2. É, Neder, quem sabe esse documentário possa nos ajudar a descobrir as respostas no caso do Stone Roses. Acho que, na maior parte das vezes, é uma mistura de deslumbramento com o sucesso, o mergulho nas drogas e excessos e o desleixo com seu próprio potencial artístico. Seja como for, ao menos eles nos deixaram bons frutos, mesmo que em quantidade menor do que poderia ser. Afinal de contas, nem toda banda nasceu para ser Beatles, Stones, Roxy Music, Jefferson Airplane etc, que nos deixarem legados em maiores quantidades. Grande abraço e tuuuuudo de bom!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑