Por Fabian Chacur

Em 2012, Paul McCartney lançou um álbum dedicado a standards da música americana que ouvia quando era moleque, o mediano Kisses On The Bottom (leia a resenha aqui). Um trabalho correto, mas bastante abaixo do que se poderia esperar de um álbum do eterno Macca.

Como forma de apresentar esse novo CD a uma seleta plateia, o ex-beatle fez um show no lendário Studio A da Capitol, em Los Angeles, California no dia 9 de fevereiro de 2012, acompanhado basicamente dos mesmos músicos que gravaram o álbum com ele e tocando também basicamente o mesmo repertório daquele disco.

O resultado, registrado no DVD (também disponível em Blu-ray) Live Kisses, acaba de sair no Brasil via ST2, e felizmente supera o disco lançado anteriormente. Nele, McCartney se mostra mais à vontade com as canções, provavelmente pelo fato de ter gravado tudo ao vivo e com presença de público, e o resultado é bem mais agradável.

Gravado em preto e branco, o show traz a banda liderada pela pianista e estrela Diana Krall. Do time do CD, Eric Clapton ficou de fora, sendo substituído nas músicas de que participava (My Valentine e Get Yourself Another Fool) por Joe Walsh, dos Eagles. McCartney não toca nenhum instrumento e se dedica exclusivamente aos vocais, algo inédito em sua carreira.

Temos no repertório do DVD 13 músicas, sendo 12 do CD (que tem 14 no total) e um outro standard que ficou de fora do álbum, My One And Only Love. Inch Worm só é tocada nos créditos, enquanto Only Our Hearts, inédita que conta com a participação especial de Stevie Wonder no disco, não entrou no show. Wonder e Clapton, por sinal, dão depoimentos incluídos no vídeo. No mínimo, a agenda deles não coincidiu com a do amigo…

O show é delicioso e flui de forma encantadora e simples, com Paul explorando o lado mais suave de sua belíssima voz, evidenciada na bem sacada introdução vocal/baixo acústico (tocado por John Clayton) em Glory Of Love. Bem-humorado, ele reinicia três vezes My Very Good Friend The Milkman até acertar o tom certo do assovio.

Durante o show, são incluídos comentários sobre as músicas feitos por McCartney, o produtor Tommy LiPuma e outros participantes do show/álbum. A tela é dividida em duas em algumas músicas, possibilitando ao espectador observar a cumplicidade entre o autor de Yesterday e os músicos, que aparentam estar em êxtase por tocar com o mestre.

Da banda de apoio que acompanha Paul nos últimos dez anos, só o baterista Abraham Laboriel Jr. aparece, participando com categoria nos vocais de apoio (backing vocals) em I’m Gonna Sit Right Down And Write Myself a Letter, The Glory Of Love e Ac-Cent-Tchu-Ate The Positive.

Nos extras, foram incluídas as seis versões existentes do clipe da maravilhosa inédita My Valentine, com as participações dos atores Johnny Depp e Natalie Portman, além de entrevistas com Paul McCartney e Tommy LiPuma. A versão em DVD é na forma de livro, com direito a um maravilhoso encarte com informações técnicas e uma entrevista com Paul feita por Elvis Costello, seu parceiro e também feliz marido de Diana Krall.

Veja My Valentine, com Paul McCartney (do DVD Live Kisses):