Por Fabian Chacur

O rock instrumental sempre foi, no Brasil, um cenário para poucos e bons. Dos tempos heroicos dos Jet Blacks e Jordans nos anos 60 até os dias de hoje, não tivemos muita gente com garra suficiente para encarar esse desafio, pois música instrumental em geral não costuma render muita grana para seus seguidores por aqui.

Felizmente, sempre há aqueles que escolhem seu rumo sem se preocupar com as dificuldades que sua opção irá trazer a eles. E esse é o exemplo do Chimpanzé Clube Trio, que está há dez anos na ativa apostando única e exclusivamente no rock and roll sem vocais. Seu novo álbum, Coisas Passageiras Que Nunca Se Esquece, acaba de sair, e mostra que a opção do trio é certeira.

O som deles foge da habitual “surf music” seguida pela maior parte dos roqueiros instrumentais brasileiros, flertando com psicodelismo, rock and roll básico, garage rock e até mesmo com reggae e black music. Nada de virtuosismos excessivos nem viagens do nada ao lugar algum. A pegada é vibrante e contagiante, sempre.

Um belo diferencial que torna o Chimpanzé Clube Trio único em sua seara é o fato dos músicos Felipe Crocco e Luiz Miranda se dividirem entre baixo e guitarra, abrindo ainda mais o leque das sonoridades exploradas pelo trio, que traz também o seguro e talentoso Ângelo Kanaan na bateria. Surpresas surgem a cada momento.

O novo álbum inclui participações de músicos como Lucas Vargas (acordeon e harmônio), Lulu Camargo (teclados e teremin) e Sidmar Vieira (trompete) em algumas faixas, completando com bom gosto o que o trio fez durante os 13 temas instrumentais incluídos nesse trabalho.

Tira Essa Pessoa Da Minha Vida, Rancheira, Zumbi Dub, Macarréptil e Me Acabei Aos 17 são destaques de um álbum que serve para firmar o Chimpanzé Clube Trio como grande expoente do atual rock instrumental no Brasil ao lado de Macaco Bong e Surfadélica. Aliás, seria lindo ver um show reunindo essas três bandas. Fica a sugestão (se é que isso já não rolou…).

Veja o clipe de Tira Essa Pessoa Da Minha Vida, com o Chimpanzé Clube Trio: