Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre Joey Covington, ex-Jefferson Airplane

Por Fabian Chacur

Morreu no último dia 4 de junho aos 67 anos de idade, vítima de um acidente de carro em Palm Springs, Califórnia, o cantor, compositor e baterista Joey Covington. O músico americano ficou conhecido por ter integrado a banda Jefferson Airplane entre os anos de 1969 e 1972, sendo coautor e intérprete do célebre sucesso Pretty As You Feel.

Covington fez parte da cena musical de San Francisco, e entrou para a família Jefferson Airplane no álbum Volunteers (1969), ainda no papel de percussionista e convidado especial. Na mesma época, ficou amigo de Jorma Kaukonen (guitarra e vocal) e Jack Casady (baixo) e integrou a formação inicial do Hot Tuna, grupo alternativo de blues da dupla.

Em 1970, o baterista participou de uma viagem à Jamaica durante a qual essa primeira encarnação do Hot Tuna fez sua primeira sessão de gravações, da qual também participou Marty Balin. O repertório era composto por covers de blues e músicas inéditas e permanece inédito até hoje. Logo a seguir, ele entrou no Airplane na vaga de Spencer Dryden.

Já como integrante oficial do grupo, Joey Covigton brilhou no álbum Bark (1971) como coautor do maior hit extraído deste disco no formato single, Pretty As You Feel, que ele canta em parceria com Grace Slick. A canção atingiu o top 20 da parada americana e lhe rendeu destaque. A música soa bem diferente do som habitual do grupo.

Em 1970, convidou o lendário cantor e pianista Little Richard a participar de uma música do Airplane. Bludgeon Of a Bluecoat (The Man),, que também teria feito parte do set list do abortado álbum do Hot Tuna e que outra vez acabou não vendo a luz do dia, aparentemente rejeitada pelos outros integrantes da banda psicodélica.

Em 1972, durante as gravações do álbum Long John Silver (lançado naquele mesmo ano), Covington resolveu sair fora do time, substituído por Johnny Barbata. No ano seguinte, lançou o álbum solo Fat Fandango, que teve pouca repercussão e limitou os horizontes de sua trajetória individual, que a partir dali se tornou errática.

O álbum Spitfire, do Jefferson Starship, lançado em 1976, trouxe uma música composta por ele em parceria com Smith e Marty Balin, With Your Love, que acabou sendo um dos maiores sucessos desse trabalho do grupo que sucedeu o JA com uma proposta mais pop e acessível em termos comerciais. Ele colaboraria novamente com o grupo depois

A presença de Joey Covington também pode ser apreciada em outros álbuns envolvendo integrantes do Airplane, entre os quais Blows Against The Empire (1970, de Paul Kantner e Jefferson Airplane) e Sunfighter (1972, de Grace Slick e Paul Kantner). Nos anos 80 e 90, ele tocou com a banda San Francisco All Stars.

Em seu site oficial, Joey afirmou que o sucesso de Pretty As You Feel lhe rendeu um prêmio dos mais cobiçados, concedido por um executivo da gravadora RCA, Harry Jenkins: nada menos do que conhecer pessoalmente o rei do rock and roll, Elvis Presley. Tipo do presente inesquecível para qualquer fã de música.

Ouça Pretty As You Feel, com o Jefferson Airplane:

2 Comments

  1. Assim. Não sou láááááá, grande fã do Joey. Mas pelas parcerias que ele fez na sua carreira, é uma grande perda.

    p.s: With your love é uma das músicas que mais gosto de ouvir o Marty Balin cantar: é a cara dele. Vic Smith que também assina a parceria nesta composição fazia parte do Bodacious DF, aquela banda fuleira do Marty Balin, tão fuleira, mas tão fuleira…. que meses depois ele entrou no Jefferson Starship. Curiosidade que só eu saberia responder, hehehehehe

    Saudações, Chacur!

  2. Só de ter feito parte de uma banda do gabarito do Jefferson Airplane o Joey Covington já merece ser lembrado. Não é para qualquer um, mesmo ele não tendo sido da formação clássica da banda. E as conexões dele, além dos trabalhos ao lado de outros integrantes da Família Airplane já o credenciam bem. E essa do Smith eu não sabia, valeu pela dica. Muito obrigado pela visita qualificada, Chuler, e tudo de bom!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2020 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑