Por Fabian Chacur

O projeto Dinâmica Dinamarquesa tem trazido ao Brasil desde 2012 vários nomes bacanas do cenário musical daquele país, entre os quais o Mikkel Ploug Quarteto, o Jakob Bro Trio e o DJ Copy Flex. Agora, é a vez do ótimo Ibrahim Electric Trio, que se apresentará no dia 19 de setembro (quinta-feira) às 20h30 na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, nº1.000- fone 3397-4002).

Os ingressos são gratuitos, e devem ser retirado duas horas antes da apresentação. O projeto Dinâmica Dinamarquesa surgiu de uma colaboração entre o Instituto Cultural da Dinamarca e a empresa Plus Plus Plus, além de contar com o apoio de diversos órgãos governamentais da Dinamarca, especialmente os ligados à cidade de Copenhague, principal centro musical do país nórdico.

Com dez anos de estrada e sete discos em seu currículo, o grupo Ibrahim Electric Trio é integrado por Stefan Pajborg (bateria), Niklas Knudsen (guitarra) e Jeppe Tuxen (órgão Hammond), e admite influências diversas como The Doors, Fela Kuti, John Coltrane, Jimi Hendrix, Jimmy Smith e até mesmo Hermeto Pascoal, lendário músico brasileiro de quem o trio se confessa fã incondicional. O bom humor é outra marca deles.

O som do trio tem como base o som do Hammond, um dos teclados mais carismáticos e facilmente reconhecíveis da história da música, usado tanto no jazz como na soul music, pop e rock. A música instrumental deles teve como palco em Copenhague o célebre clube Montmartre, no qual os mais diversos músicos da cidade possuem espaços há décadas para divulgarem com liberdade seus trabalhos.

Ouça o som do Ibrahim Electric ao vivo em Copenhague: