Por Fabian Chacur

O Ricardo Baldacci Trio, expoente do swing jazz no Brasil, está lançando seu novo CD, Tain’t What You Do, It’s The Way You Do It, que também será disponibilizado no mercado internacional. Eles mostram o repertório desse trabalho e outras músicas em apresentação nesta quinta-feira (7) a partir das 21h30 no restaurante, creperia e bar Central das Artes (rua Apinajés, 1.081- Sumaré-SP- fone 0xx11 3670-4040), com couvert artístico a R$ 25.

Na estrada desde 2010 e integrado por Ricardo Baldacci (vocal e guitarra), Hercules Gomes (piano) e Ricardo Ramos (baixo acústico), o RBT investe no jazz swingado que viveu seu auge nos anos 30 e 40 do século passado, e que teve como seguidores mestres do naipe de Frank Sinatra, Nat King Cole e Sammy Davis Jr.. Um som ao mesmo tempo sofisticado, delicado e altamente dançante.

Aliás, essa musicalidade inspirou um estilo de dança intitulado Lindi Hop, surgido no Harlem de Nova York nos anos 20 e 30 e soma de outras danças como Charleston, Breakaway e sapateado. O trio brasileiro já participou de alguns eventos dedicados ao Lindi Hop, além de ter tocado na Suécia e no Paraguai, divulgando seu estilo que tem como marca não ter bateria, apesar de ser muito rítmico.

Tain’t What You Do, It’s The Way You Do It teve a colaboração de Bill Moss, produtor e engenheiro de som que tem amplo conhecimento da sonoridade do jazz de Nova York, e conta com a participação do trio vocal sueco The Hebbe Sister. Ricardo Baldacci e seus afiados asseclas também gravaram um DVD ao vivo em 2011, Hello Mr. Cole, no qual mostram seu balanço e sua técnica swingada.

Thain’t What You Do, It’s The Way You Do It, com o Ricardo Baldacci Trio: