Por Fabian Chacur

Carlinhos Vergueiro é um verdadeiro gentleman. Dos grandes nomes da MPB que tive a honra de entrevistar nesses anos todos de carreira, é certamente um dos mais educados, gentis e atenciosos. Dono de uma timidez simpática, ele sempre dá boas entrevistas. Mas seu grande mérito é ser um artista de nobre estirpe, e seu novo CD, Carlinhos Vergueiro Interpreta Paulo Poeta Compositor Cientista Boêmio Vanzolini (Biscoito Fino) é outro golaço.

Com 61 anos de idade (irá completar 62 no próximo dia 27 de março), Vergueiro tem um currículo irrepreensível. Venceu o festival Abertura em 1975 com a densa Como Um Ladrão, compôs uma das músicas sobre o futebol mais bacanas de todos os tempos, a fantástica Camisa Molhada (dos versos “fique de olho no apito”), trabalhou com gente do naipe de Chico Buarque, Toquinho e Adoniran Barbosa e construiu uma obra sólida, tendo o samba como norte. Um craque da canção.

De quebra, esse paulistano da gema ainda possui uma voz deliciosa e facilmente identificável, que se mostra adequada às suas composições e também aos clássicos da MPB. Ele já homenageou anteriormente Nelson Cavaquinho e Adoniran Barbosa com CDs só com composições desses mestres, e agora mergulha com rara categoria na obra de outro gênio, o já saudoso Paulo Vanzolini (1924-2013).

É muito legal quando um artista homenageia outro e você sente que se trata de um tributo honesto, sincero e talentoso, fugindo de oportunismos e outros ismos do mal que assolam esse mundo. É o caso desse CD, no qual Carlinhos relê com categoria, delicadeza e muita alma dez canções do fino repertório de Paulo Vanzolini, que era seu amigo e com quem dividiu palco e mesa de bar nesses anos todos.

Com direção musical e arranjos a cargo do experiente e brilhante Ítalo Peron, Carlinhos Vergueiro desliza sua voz em clássicos como Volta Por Cima, Boca da Noite, Maria Que Ninguém Queria, Ronda e Toada de Luiz, entre outras, com direito a sutilezas em termos vocais e instrumentais que só mesmo quem conhece bem essas canções poderia nos proporcionar. Bom de ponta a ponta.

Carlinhos Vergueiro Interpreta Paulo Poeta Compositor Cientista Boêmio Vanzolini merecia ser divulgado nos mais importantes programas de TV e rádio do Brasil e do mundo. Tipo do CD que nasce clássico e que merece ser conferido por você, fã de música popular brasileira de primeira. Onde estiver, certamente Vanzolini está sorrindo feliz ao receber um tributo tão merecido e tão caprichado.

Maria Que Ninguém Queria, com Carlinhos Vergueiro: