Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Jair Oliveira brilha em DVD retrospectivo

Por Fabian Chacur

Quem olha para o rosto de moleque de Jair Oliveira pode ter dificuldade em acreditar que o cara tem 30 anos de carreira. No entanto, basta lembrar sua participação no grupo Turma do Balão Mágico para sentir que o cara está na estrada desde criança. Como forma de celebrar essa trajetória de sucesso, ele está lançando o DVD Jair Oliveira 30 (S de Samba/Som Livre), uma completa delícia musical.

Como forma de dar um mergulho em todas as fases de sua carreira, Jair abre o show com uma interpretação emocionada de Disparada, música que tornou seu pai, Jair Rodrigues, conhecido nacionalmente. Em seguida, convida o pai coruja para um dueto em Io e Te, e logo a seguir, a ex-colega de Balão Mágico, Simony, para releituras bacanas de Coração de Papelão (Puppy Love), gravado por eles em dupla, e Superfantástico, o maior hit da Turma do Balão Mágico.

Dando continuidade à festa, ele coloca em cena os Artistas Reunidos, grupo informal que se apresentava na noite paulistana nos anos 90 e que revelou, além dele próprio, nomes como a irmã Luciana Mello, Pedro Mariano, Daniel Carlomagno, Max de Castro e Wilson Simoninha. Após o revival, com músicas como Assim Que Se Faz, Samba Raro, Simples Desejo e Voz no Ouvido, é a vez dos anos solo.

Na trajetória individual, Jair Oliveira brilhou com um estilo entre a soul music brasileira e a MPB swingada de Djavan, e músicas como Bom Dia Anjo, Zazá, Passeando com o Papai, O Samba Me Cantou e Tiro Onda servem como uma boa amostra desse período. Durante o show, ele esbanja ótima voz, presença de palco segura e um violão tocado com desenvoltura e bastante versatilidade, além de muita simpatia.

Uma segunda versão da ótima e sacolejante Tirando Onda aparece como extra do DVD, trazendo a participação de todos os convidados. No futuro lançamento no formato Blu-ray, será incluído um documentário trazendo bastidores da gravação do show, depoimentos de amigos e parceiros como Tom Zé e Ed Newton (que dirigiu o programa de TV da Turma do Balão Mágico, nos anos 80) e Jair Rodrigues interpretando Falso Amor, de autoria do filho.

No geral, o DVD, gravado ao vivo em 23 de julho de 2011 no Auditório Ibirapuera, nos mostra um artista ainda muito jovem e com um futuro imenso pela frente, mas já bastante maduro e com uma obra da qual certamente deve se orgulhar. Se isso aqui foi apenas o começo, será muito bom acompanhar seus próximos passos musicais nos anos que virão, se Deus quiser.

Bom Dia Anjo, com Jair Oliveira, do DVD Jair Oliveira 30:

2 Comments

  1. Neli Silva Teixeira

    April 22, 2014 at 1:45 am

    Super concordo contigo . “Se isso aqui foi apenas o começo, será muito bom acompanhar seus próximos passos musicais nos anos que virão, se Deus quiser…” e estou acompanhando, que venham mais 30 e com muito talento!

  2. admin

    April 24, 2014 at 5:59 pm

    Obrigado pela visita, Neli, e pode ter certeza de que o Jair vai longe mesmo, no melhor sentido da palavra. Talento, dedicação e humildade não lhe faltam. Tudo de bom e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑