Por Fabian Chacur

Pitty lançará em breve seu primeiro álbum solo em cinco anos (o anterior foi Chiaroscuro, de 2009). Nesse meio, tempo, a cantora e compositora baiana se dedicou ao projeto paralelo acústico e melódico Agridoce. Setevidas sai via Deck e terá sua pré-venda no iTunes iniciada a partir desta terça-feira (13), e chegará ao mercado no dia 27 de maio (formato digital) e 3 de junho (CD). O lançamento em vinil deverá ocorrer em um futuro não muito distante.

A faixa-título, cujo clipe já pode ser conferido na rede, foi filmado no Bom Retiro, em São Paulo, e é basicamente uma performance ao vivo da cantora com seus músicos de apoio usando máscaras. Trata-se de um rock pesado com refrão certeiro. Essa representação tem a ver com o espírito do álbum, que foi gravado com todos os instrumentos sendo tocados simultaneamente, no estúdio Madeira (SP).

A produção ficou a cargo de Rafael Ramos, sendo que o inglês Tim Palmer, conhecido por seus trabalhos com Pearl Jam, U2, David Bowie, Robert Plant e Ozzy Osbourne, incumbiu-se da mixagem. “O resultado é um som grande, mas garageiro, era a linguagem que queríamos”, afirma a roqueira, na estrada há mais de dez anos e uma das figuras femininas mais emblemáticas do rock brasileiro.

Setevidas é definido por Pitty como um álbum contendo rock cru, direto e com elementos psicodélicos em sua sonoridade, além de trazer instrumentos normalmente associados aos ritmos africanos como agogô e caxixi e outras experiências que marcam seus trabalhos mais recentes. Os shows específicos de lançamento devem ocorrer a partir de agosto.

Veja o clipe de Setevidas, com Pitty: