Por Fabian Chacur

Jean Luc Ponty, provavelmente o melhor e mais influente violinista da história do jazz rock, vai tocar em São Paulo na próxima terça-feira (10). O local será o Bourbon Street (rua dos Chanés, 127- Moema- fone (0xx11) 5095-6100 www.bourbonstreet.com.br ), com couvert artístico a R$170,00 (primeiro lote). Serão duas entradas, uma às 21h e outra às 23h. Boa chance de se ver uma lenda viva da música mundial, e ainda em plena forma.

Nascido em 29 de setembro de 1942 na França, Jean Luc Ponty estudou violino clássico em Paris, mas desde o início de sua trajetória sempre mostrou uma mente aberta às mais diversas influências. Fã de Miles Davis e John Coltrane, ele viveu um de seus primeiros momentos de repercussão internacional ao participar da faixa It Must Be a Camel, do seminal álbum Hot Rats (1969), de Frank Zappa.

Ele se destacou nos anos 70 como um dos integrantes da Mahavishnu Orchestra, grupo fundamental na história do jazz rock que tinha como líder o guitarrista John McLaughlin. Depois, partiu para uma carreira solo que rendeu álbuns muito elogiados e influentes, entre os quais Enigmatic Ocean (1977) e Cosmic Messenger (1978). Ele é pioneiro na utilização de violinos de cinco e seis cordas, adaptados ao seu estilo único e próprio de tocar.

Em sua performance no Bourbon Street, Jean Luc Ponty terá a seu lado William Lecomte (teclados), Baron Browne (baixo) e Rayford Griffin (bateria), além dele próprio se desdobrando nos violinos. O repertório não foi divulgado, mas tudo leva a crer que ele fará uma viagem pelos trabalhos que realizou nesses seus mais de 40 anos de estrada pelo mundo.

Ouça Cosmic Messenger (1978), de Jean Luc Ponty, na íntegra, em streaming: