bobby womack-400xPor Fabian Chacur

Morreu nesta sexta (27) de causas não reveladas um dos grandes nomes da soul music. Trata-se de Bobby Womack, cantor, compositor e músico americano que completou 70 anos de idade no último dia 4 de abril. O astro sofria de vários problemas de saúde, entre eles um câncer de cólon e diabetes, embora se mantivesse na ativa nos últimos anos. Uma grande perda.

Womack iniciou sua carreira na década de 60, e é de sua autoria um dos primeiros sucessos dos Rolling Stones, It’s All Over Now, música que também seria gravada por Rod Stewart, o grupo brasileiro Barão Vermelho e inúmeros outros artistas. Ele trabalhou com Sam Cooke em seus anos iniciais como profissional, e durante sua carreira participou de várias gravações dos Rolling Stones.

Na década de 70, virou um dos astros da black music americana, emplacando hits marcantes como Woman’s Gotta Have It (regravada posteriormente com muita categoria por James Taylor no álbum In The Pocket, de 1976) e Across 110th Street. Seu som balançado trazia como diferencial letras bastante consistentes, que o tornaram um dos grandes poetas desse universo musical.

Problemas familiares e com drogas atrapalharam sua trajetória durante algum tempo. Na década de 90, a inclusão de Across 110th Street da trilha do filme Jackie Brown (1997), de Quentin Tarantino, o ajudou a ser apreciado pelas novas gerações, e aos poucos o artista soube se aproveitar dessa nova fase positiva.

Womack participou de dois CDs do grupo/projeto Gorillaz, Plastic Beach (2010) e The Fall (2011). O líder do Gorillaz, Damon Albarn (do grupo Blur), de quebra produziu o álbum que trouxe o astro de volta aos estúdios após 20 anos, o elogiado The Bravest Man Of The Universe (2012, leia mais sobre esse CD aqui).

Em 2013, Bobby Womack tocou no Brasil pela primeira vez, como um dos destaques da programação do festival Back2Black, e conseguiu boa repercussão. O astro da soul music também esteve entre os destaques da edição 2014 do festival de jazz de Nova Orleans nos EUA em 2014. Ele também participou de várias faixas de I Feel Like Playing (2010), mais recente álbum solo de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones.

Across 110th Street– Bobby Womack:

Woman’s Gotta Have It – Bobby Womack:

It’s All Over Now– Bobby Womack: