hypnotic eye tom petty cover-400x

Por Fabian Chacur

A vida começa aos 60? Esta pode ser a frase para definir o momento atual de Tom Petty, um dos grandes nomes do rock americano de todos os tempos. O cantor, compositor e músico americano acaba de atingir pela primeira vez o topo da parada da Billboard, quase 37 anos após sua primeira visita aos charts mais importantes da indústria da música, em 1977.

Hypnotic Eye, novo álbum do astro com seu grupo The Heartbreakers, vendeu 131 mil cópias na semana de seu lançamento, encerrada no dia 3 de agosto, o que lhe valeu o topo da parada americana naquele período sem grandes dificuldades. O álbum, ainda sem previsão de lançamento no Brasil (mas deve sair por aqui), é mais uma profissão de fé no rock com acento country, folk e blues, e merece elogios.

A façanha ocorre quando Petty vive os primeiros meses como sessentão, idade que ele completou em outubro de 2013. Ele está em turnê para divulgar o álbum. Aliás, o CD foi oferecido aos compradores de ingressos para os shows com desconto especial, o que ajudou a ampliar suas vendas. Isso já havia ocorrido em 2010, quando Mojo vendeu 125 mil cópias e bateu no número 2 nos EUA.

Tom Petty ganhou com larga margem do segundo colocado na mesma semana, curiosamente um álbum do qual ele também participa. Trata-se de The Breeze: An Appreciation of J.J. Cale, de Eric Clapton, no qual o “slow hand” homenageia seu saudoso parceiro J.J. Cale, autor de hits como Cocaine e After Midnight. O álbum vendeu 61 mil cópias no mesmo período e traz também John Mayer e Willie Nelson.

Ouça em streaming Hypnotic Eye- Tom Petty & The Heartbreakers: