bob crewe 400x

Por Fabian Chacur

Morreu nesta quinta-feira (11) nos EUA aos 83 anos de causas não reveladas o cantor, compositor, produtor musical e designer Bob Crewe. A notícia foi divulgada pelos sites Broadway.com e Frontiers L.A. . O artista é um dos nomes mais bem-sucedidos do pop-rock americano, com grande envolvimento com Frankie Valli & The Four Seasons.

Nascido em Newark, New Jersey, em 12 de novembro de 1930, Bob Crewe começou sua carreira como designer de capas de discos. Em 1957, tornou-se parceiro de Frank Slay Jr. e com ele compôs os hits Silhouette, que estourou com o grupo vocal The Rays, e Daddy Cool, cuja releitura com o grupo vocal The Diamonds, um dos mais bem-sucedidos daquele período.

O sucesso, no entanto, veio mesmo com força a partir de 1962, quando se tornou produtor e coautor (ao lado de Bob Gaudio) dos grandes sucessos do grupo Frankie Valli & The Four Seasons. Entre outras, leva sua assinatura clássicos do naipe de Sherry, Big Girls Don’t Cry, Walk Like a Man, Rag Doll e a mitológica Can’t Take My Eyes Off You, esta última gravada por Valli como artista solo.

Crewe também trabalhou para outros artistas e compôs com outros parceiros. Estão no seu currículo trabalhos importantes como a produção do single Good Morning Starshine, hit extraído da trilha do musical Hair e sucesso na voz do cantor Oliver, e a icônica Lady Marmalade, estouro em 1975 com o grupo vocal Labelle e que ele escreveu em parceria com Kenny Nolan. Foi um dos primeiros grandes hits da disco music.

Como cantor e band leader, ele prosperou com pelo menos dois projetos. Nos anos 60, o grupo The Bob Crewe Generation estourou com músicas como Music To Watch Girls By (usada em comerciais de TV), Barbarella (tema do filme homônimo) e Theme For a Lazy Day, com uma sonoridade que posteriormente seria rotulada como lounge music.

Nos anos 70, foi a fez de outro grupo de estúdio, Disco-Tex And The Sex-O-Lettes, que em 1975 lançou um disco de muito sucesso no qual se sobressaiu a irresistível Get Dancin’, mistura de rock e disco music que tocou bastante aqui no Brasil e fez bastante sucesso pelo mundo afora. De forma discreta, Crewe também foi um ativista da causa gay. Ele também apoiou o musical da Broadway Jersey Boys, que recentemente recebeu versão cinematográfica já exibida no Brasil.

Can’t Take My Eyes Off You– Frankie Valli:

Get Dancin’ – Disco Tex And The Sex-O-Lettes:

Lady Marmalade– Labelle:

Music To Watch Girls Go By– The Bob Crewe Generation: