Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Titãs lançam o CD Nheengatu em show no Citibank Hall (SP)

titas foto nova-400x

Por Fabian Chacur

Uma das razões pela qual os Titãs se mantém na elite do rock nacional é o fato de não dormirem nos louros conquistados no passado. Com 32 anos de estrada, continuam atrás de novos álbuns, novas canções, novos shows. A novidade agora é Nheengatu, seu 18º álbum, que será lançado em São Paulo com show único neste sábado (13) às 22h no Citibank Hall (avenida das Nações Unidas, 17.955- Santo Amaro- 4003-5588- www.tff.com.br ), com ingressos de R$ 40,00 a R$ 250,00.

Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto e Branco Mello, que se desdobram nos vocais e instrumentos musicais e que contam com o auxílio luxuoso do baterista Mário Fabre, fizeram recentemente alguns shows dando uma prévia das novas canções, e agora as lançam de forma oficial. Um trecho do press-release que divulga o novo CD o define como “crônica ácida do Brasil em carne viva, com as angústias e mazelas que estão bem do nosso lado”.

As 14 músicas formam um coletivo nervoso, urbano e roqueiro até a medula, embora também repleto de outros elementos musicais aqui e ali. Fardado, a primeira música a despontar nas paradas, teve inspiração nos protestos ocorridos no Brasil em junho de 2013, especialmente na turbulenta relação entre os policiais e o público, observada de forma original, humana e inesperada.

Cadáver Sobre Cadáver é uma parceria de Paulo Miklos com o ex-integrante da banda, Arnaldo Antunes. O CD também traz faixas fortes como Mensageiro da Desgraça, Pedofilia, Quem São Os Animais?, Nâo Pode, Flores Pra Ela, Fala Renata e República dos Bananas, além de uma ótima releitura de Canalha, clássico de Walter Franco lançada originalmente em 1979 em um festival na extinta TV Tupi.

Nheengatu é o nome de uma língua derivada do Tupi-Guarani criada pelos jesuítas no século XVII para unir as tribos naturais do Brasil e os brancos recém-chegados, e acabou sendo resgatada como título do novo trabalho da banda que nos proporcionou clássicos como Cabeça Dinossauro, Ô Blesq Blom, Domingo e tantos outros do rock nacional.

Lógico que alguns dos inúmeros clássicos gravados e lançados pela banda em suas mais de três décadas de estrada também estarão no repertório, para alegria dos fãs, que hoje incluem aqueles que eram adolescentes nos anos 80 e também aqueles que são adolescentes hoje, em plena era das redes sociais. Os Titãs continuam mais atuais do que nunca, como Nheengatu prova à exaustão.

Ouça Nheegatu, dos Titãs, na íntegra, em streaming:

2 Comments

  1. achei o disco sensacional Fabian. Resgataram o tempo da porrada.

  2. admin

    September 12, 2014 at 11:30 pm

    Concordo com você Edu. Adrenalina de estreantes somado à experiência de quem já fez muita coisa boa e não dormiu em meio aos louros alcançados. Discaço! Grande abraço e obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑