Elza Soares natura musical 400x

Por Fabian Chacur

Em evento ocorrido na noite desta terça-feira (9) no Bourbon Street, em São Paulo, a Natura Musical divulgou os 30 projetos que foram selecionados através de seus diversos editais de 2014 e que serão desenvolvidos durante 2015. Estão no time desde nomes consagrados como Gal Costa, Elza Soares (foto) e Flavio Venturini até gente talentosa das novas gerações do naipe de Filipe Catto, Thiago Ramil, Rodrigo Campos, Maíra Freitas e o grupo Aláfia.

Os projetos foram selecionados a partir de um universo de 4.226 inscritos (sendo 1.930 válidos) disputando receber o patrocínio de R$ 6.4 milhões (valor total) oferecidos pelos editais do programa com apoio de leis de incentivo fiscais de ordem nacional e estaduais. São três as vertentes de atuação: artistas consagrados em marcos de carreira, apostas (enfocando os novos talentos) e preservação de legado.

Gal Costa poderá concretizar um antigo sonho, o de reler a seu modo canções do saudoso autor gaúcho Lupicínio Rodrigues. Intitulado Ela Disse-me Assim, o projeto envolve um disco ao vivo e shows de lançamento nas principais capitais. Por sua vez, Chico Cesar gravará seu primeiro disco de inéditas em sete anos, no qual será acompanhado por jovens músicos de seu estado natal, a Paraíba. O álbum comemora seus 25 anos de carreira.

Com produção a cargo de Guilherme Kastrup e acompanhada por músicos jovens, Elza Soares fará um álbum mesclando canções inéditas e clássicos do samba, todos arranjados especialmente para ela. No caso de Flávio Venturini, teremos o lançamento de um songbook englobando 60 de suas músicas mais conhecidas, cujo lançamento ocorrerá com shows em São Paulo e Belo Horizonte.

Bastante conhecido no Rio Grande do Sul, o cantor, compositor e músico gaúcho Nei Lisboa poderá gravar Telas & Trama do Novo Mundo, CD ao vivo no qual cantará novas canções e outras representativas de seus 30 anos de carreira. Dos novatos, destaca-se a talentosa cantora e pianista Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila, que gravará seu 2º CD solo.

Criado em 2005, o programa Natura Musical é um dos mais importantes fomentadores de projetos culturais brasileiros. Até hoje, já viabilizou mais de 240 projetos, entre festivais, livros, shows, DVDs, CDs, websites e songbooks, com aproximadamente R$ 88.9 milhões investidos. Saiba mais sobre o edital 2014 do Natura Musical aqui .