alcione-400x

Por Fabian Chacur

Alcione se consagrou de tal forma cantando samba e música romântica que muita gente pode até não ter ideia da versatilidade dessa grande artista. Uma boa oportunidade de se conferir tal talento irá ocorrer nos dias 7 e 8 de abril às 21h no Teatro de Câmara da Cidade das Artes (avenida das Américas, 5.300- Barra da Tijuca-RJ- fone 0xx21-4003-1212), quando ela fará shows que integram o projeto Inusitado, criado e com curadoria do consagrado midas da MPB André Midani.

Midani, que das décadas de 1950 a 1990 teve atuação decisiva no comando de gravadoras para o desenvolvimento do melhor da música brasileira feita naquela época, concebeu esse projeto como forma de mostrar lados incomuns de grandes nomes da música. Alcione inicia a terceira temporada do projeto, que já contou com Ney Matogrosso, Erasmo Carlos e Paula Toller.

E qual será o tema do show da Marrom? Um repertório composto exclusivamente por standards da música francesa, interpretadas naquela língua. Algo que Midani relembra ter visto a cantora maranhense fazer ao conferir apresentações dela na noite carioca em 1969, quando de quebra ela ainda tocava (e bem) pistão.

O set list incluirá clássicos dos repertórios de Charles Aznavour, Edith Piaf, Yves Montand e Michel Legrand, com direito a maravilhas sonoras do naipe de Ne Me Quittes Pas, Ton Nom, Non Je Ne Regrette Rien, Je T’Aime e L’Ate 42, entre elas. O acompanhamento, que terá teor intimista e delicado, ficará a cargo de alguns dos integrantes da Banda do Sol, que acompanha Alcione em suas turnês.

Para quem está fora do Rio e não puder ver esses shows, um consolo. O Canal Bis irá gravar os espetáculos, para posterior exibição em sua grade de programação e também lançamento nos formatos CD e DVD. O lançamento está previsto para ocorrer em 2016, em parceria do selo Biscoito Fino com o selo da cantora, o Marrom Music.

Ne Me Quittes Pas (ao vivo)- Alcione: