bianca kovac capa CD

Por Fabian Chacur

Bianca Kovac não teve pressa para gravar seu primeiro CD individual. Esta carioca criada em São Paulo estudou piano durante sete anos, aprendeu violão de forma autodidata, morou na Bahia e no Ceará, participou de projetos musicais alheios e também trabalhou/trabalha nos bastidores de shows musicais. Agora, chegou a hora de mostrar sua faceta cantora, com o CD Sem Mais Por Ser Tanto.

A pergunta é óbvia: valeu a espera? E a resposta é um sim sem vacilação. Para começo de conversa, Bianca nos oferece um canto bem trabalhado, com vocalizações que em alguns momentos são quase sussurros melódicos de tão precisos em termos de colocação. Não joga notas fora, não foge da afinação e busca transmitir emoções pelos detalhes, pelas sutilezas e pela sensibilidade.

Como forma de concretizar esses objetivos, cercou-se de gente competente, a começar pelo produtor, diretor e arranjador musical Márcio Guimarães, que soube dar ao trabalho a moldura sonora necessária. Das nove composições que compõem o CD, três são de Bianca (duas com Naná Spogis e uma com o parceiro Renato Yedid, que canta e toca violão em várias faixas).

O resto do repertório inclui outras obras de Renato Yedid e também de Fernando Gurman, Márcio Guimarães, Betão Aguiar, Dinho Nunes e uma de autor clássico da MPB, ninguém menos do que Noel Rosa. O repertório teve seleção bem consistente, pois as canções se ligam umas as outras, tendo como fio condutor a voz doce e delicada de Bianca.

A musicalidade do álbum inclui elementos de música latina, samba de roda, xote, forró, folk e samba, abrindo espaços para inúmeras texturas sonoras bacanas em termos de instrumentos de percussão e de cordas. A latina Passarinho, as levemente sacudidas Coisas da Vida e Água do Jasmim e a folk Voar são pontos altos de um CD bem consistente.

Recomendo a quem quiser ouvir Sem Mais Por Ser Tanto que o faça com calma, em ambiente tranquilo e atento ao desenrolar de cada música, pois as surpresas são sempre bastante agradáveis. E é disco que cresce a cada nova audição exatamente por fugir dos lugares comuns em termos de arranjos e timbres instrumentais e vocais. Destaque para a capa e a arte do CD e do encarte, belíssimas e de extremo bom gosto.

Passarinho– Bianca Kovac: