Andrea dos Guimarães (foto Omar Paixao)-400x

Por Fabian Chacur

Há artistas que levam tão a sério suas carreiras que se preparam de forma minuciosa para conceber e concretizar suas obras. A cantora, compositora e pianista mineira Andrea dos Guimarães se encaixa direitinho nesse perfil. Com sólida formação musical em termos formais e artísticos, ela lança agora seu primeiro CD solo, o belíssimo Desvelo. Uma obra sólida e cativante.

Nascida em Tupaciguara (MG) e radicada em São Paulo desde 1997, Andrea dos Guimarães iniciou seus estudos de piano clássico quando ainda era criança. Ela tem mestrado em música concluído na Unicamp (SP) e atua como professora de música em várias importantes entidades de ensino, transmitindo seus conhecimentos e colocando em prática sua formação acadêmica.

Em termos artísticos, integrou de 2007 a 2013 o grupo Garimpo Quarteto, com o qual gravou um CD. Ainda faz parte de outra formação musical, o Conversa Ribeira, participando de dois CDs registrados por eles durante sua trajetória. E agora, depois de tanto tempo, investe em seu primeiro trabalho solo, Desvelo, distribuído pela Tratore.

Desvelo é um trabalho solo de fato, pois nele temos apenas Andrea, que se incumbiu dos vocais, do piano e dos arranjos das 12 faixas incluídas no trabalho. Uma única, porém significativa, participação especial: a do pai, Alcides Nunes, na bela releitura de Meus Tempos de Criança (Ataulfo Alves), que prima pela beleza e delicadeza.

O álbum traz como marca um clima introspectivo, no qual Andrea apresenta cada canção em um formato ao mesmo tempo despido e sofisticado, com direito a diálogo entre piano e voz, delicadeza nos arranjos e uma afinação extrema da cantora, cujo timbre às vezes remete ao que poderia ser definido como uma Nana Caymmi com um pouco mais de doçura. Uma beleza.

O repertório do CD traz duas composições próprias (Ciranda dos Meninos e Estrada do Contorno) e obras selecionadas a dedo de autores consagrados como Ivan Lins e Vitor Martins (Começar de Novo), Chico Buarque (Ela Desatinou, Retrato em Branco e Preto-c/Tom Jobim e Acalanto -c/Edu Lobo), Milton Nascimento e Dorival Caymmi, entre outros. Tem até espaço para a pop Bjork (Casulo-Cocoon).

A estreia solo de Andrea dos Guimarães é repleta de sutilezas que vão cativando o ouvinte a cada nova audição. Soa muito bem concatenada e planejada, sem exageros ou exibições técnicas desnecessárias. A música fala mais alto, sempre. E destaque-se a belíssima capa e encarte do CD, com direito à cantora com um visual ousado, belíssimo e feminino até a medula, fugindo da redundância e da mesmice com categoria. Em resumo, uma obra cativante.

Ela Desatinou– Andrea dos Guimarães:

Rio de Lágrimas – Andrea dos Guimarães: