Capa Odair José Dia 16-400x

Por Fabian Chacur

Nada como o tempo para curar as feridas e colocar as pessoas nos lugares em que mereceriam estar. Isso aconteceu com o cantor, compositor e músico goiano Odair José. Depois de décadas deixado de lado pela crítica, hoje ele recebe a reverência que sempre mereceu. Reenergizado, o cara agora nos proporciona Dia 16, novo CD lançado pelo selo Saravá Discos que é desde já um dos melhores álbuns do ano. Discaço de cabo a rabo.

O novo trabalho sai meses após a gravadora Universal Music ter colocado no mercado discográfico uma excelente caixa contendo os quatro álbuns que Odair lançou pela extinta Polydor nos anos 1970 (leia a resenha de Mondo Pop aqui). Neles, música popular de ótima qualidade e executada por músicos como os do seminal grupo Azymuth.

Desta vez, a voz por trás de hits como Cadê Você e A Noite Mais Linda do Mundo (Felicidade) se cercou de um timaço de músicos capitaneados pelo experiente produtor, guitarrista e multi-instrumentista Alexandre Fontanetti (conhecido por seu trabalho ao lado de Rita Lee no álbum Bossa N’ Roll, nos anos 1990). Com inspiração roqueira vinda de fontes como Beatles, AC/DC, Neil Diamond, Roy Orbison e até Jovem Guarda, o astro goiano soltou o verbo em 11 composições recentes e uma inédita dos anos 1970 (Fera).

A festa começa com a demencial Dia 16, rockão de tirar o fôlego interpretado por um cara com 66 anos bem vividos que soa como se tivesse uns 30, se tanto. Esse pique se mostra em outros momentos mais rockers do CD, como Sem Compromisso, Começar do Zero e Deixa Rolar, para agitar quem gosta de som direto e na veia.

A levada folk e mais romântica, outra das marcas de Odair, aparece bacana em Cores (que mistura um toque de George Harrison na carreira solo com ecos do standard pop Blue Moon), no rock balada Morro do Vidigal e em Lembro, esta última com um tempero que lembra um pouco a fase Strawberry Fields Forever dos Beatles.

Um dos trunfos de Odair José é sempre se valer de letras (escrita por eles ou outros parceiros) nas quais a simplicidade que não ofende a inteligência de seus ouvintes prevalece, tocando em temas polêmicos com categoria. Essa é a marca da ótima A Moça e o Velho, que fala dos romances entre homens mais velhos com garotas bem mais novas.

Dia 16 é essencialmente um disco de pop-rock bem concatenado, composto por repertório bacana e produção na medida, sem exageros nem falhas que mostram que a categoria desse velho mestre da canção popular brasileira continua intacta e capaz de oferecer boas surpresas a seus inúmeros fãs. Ou, como diria o poeta em latim, brega é a mãe…

Ouça o CD Dia 16 de Odair José na íntegra em streaming: