monobloco projeto sp 2015 400x

Por Fabian Chacur

Há 15 anos na ativa, o projeto Monobloco ajudou a revitalizar o carnaval de rua no Rio de Janeiro, levando multidões às ruas. Agora, eles chegam a São Paulo com sua primeira academia por aqui. A Academia Monobloco tem como intuito ministrar aulas para formar músicos percussionistas que integrarão o time que desfilará no Carnaval Paulistano de 2016.

São 120 vagas disponíveis, divididas em aulas que acontecem em dois horários, 19h30 e 21h30, sempre às quartas-feiras. As inscrições para o nível podem ser feitas até o fim de agosto via e-mail oficina.sp@monobloco.com.br . As opções de instrumentos: surdo, caixa, repique, tamborim, chocalho e agogô. O preço por pessoa é R$ 270,00 mensais, e as aulas serão ministradas até janeiro de 2016. Endereço: avenida Pedroso de Moraes, 1.036- Pinheiros.

Os professores são Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva e C. A. Ferrari, todos fundadores do Monobloco e integrantes do badalado grupo Pedro Luis e a Parede. A chegada a São Paulo concretiza um projeto que vinha sendo desenvolvido há cinco anos. A bateria que será formada com os alunos participará de apresentações surpresa e ensaios abertos.

Desde o início de suas atividades, o Monobloco traz como marca fugir de amarras ou regras pré-estabelecidas, misturando o samba a diversos ritmos e estilos musicais sem medo de ser feliz. A ideia foi sempre de transmitir a alegria e a descontração do carnaval e resgatar elementos há muito ausentes da festa mais popular do nosso país.

É Hoje (ao vivo)- Monobloco: