sambra 100 anos de samba tania voss-400x

Por Fabian Chacur foto: Tânia Voss

Uma homenagem ao centenário do samba em mais de duas horas de pura energia e diversão. Eis um resumo possível de SamBRA- O Musical- 100 Anos de Samba, musical que voltou a São Paulo em temporada cujo início ocorreu no último dia 6 e que permanecerá por aqui até o dia 5 de junho, sempre de sexta a domingo (21h sextas e sábados, 19h domingos) no Theatro Net São Paulo- Shopping Vila Olímpia (rua Olimpíadas, nº 360- Vila Olímpia- fone 0xx11-4003-1212), com ingressos de R$ 25,00 a R$ 150,00 (mais informações: www.theatronetsaopaulo.com.br).

SamBRA- O Musical- 100 Anos de Samba já passou anteriormente por São Paulo e também pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, visto nessas cidades por mais de 40 mil pessoas. No Reveillon de Copacabana, no Rio, no final de 2015, atingiu um incrível público de mais de um milhão de espectadores, algo inédito em termos de audiência para um musical ao ar livre no Brasil.

O espetáculo foi escrito por Gustavo Gasparani, que também é o diretor e, na atual temporada, o ator que se incumbe dos papéis antes interpretados pelo cantor e compositor Diogo Nogueira. Versátil, Gasparani pesquisou a fundo para apresentar uma visão abrangente e intensa do universo do samba, desde suas origens em Pelo Telefone (o primeiro samba gravado) até a consagração apoteótica na avenida com as escolas de samba durante o Carnaval.

Com cenário luxuoso e um elenco composto por 17 atores e 20 músicos, o espetáculo inclui 70 músicas cantadas e outras 25 que ligam as canções em forma de textos. Obras de Pixinguinha, Donga, Sinhô, Cartola, Martinho da Vila, João Nogueira e Paulinho da Viola, entre muitos outros grandes mestres, fazem parte da trilha sonora dessa verdadeira celebração ao mais brasileiro de todos os ritmos, demonstração de criatividade e paixão da nossa arte popular.