toquinho e maria creuza-400x

Por Fabian Chacur

A parceria entre Toquinho e Maria Creuza se mantém firme há mais de 45 anos. Volta e meia os dois amigos marcam shows em dupla, e não só no Brasil. Após cantarem com sucesso na Argentina e no Chile, eles agora desembarcam na Europa. Na agenda, shows em Madri (5/7), Valência (7/7), Barcelona (8/7) e Vigo (9/7), além de uma apresentação em Beirute, no Líbano (16/7). A produção ficará a cargo do experiente Alfonso Sitja, da produtora Posto Nove.

Os dois amigos começaram a dividir os palcos com o saudoso poeta Vinícius de Moraes a partir de 1970, quando tiveram um de seus shows, realizado na boate La Fusa, em Mar del Plata, Argentina, gravado e lançado em disco. Intitulado Vinicius de Moraes En La Fusa Con Maria Creuza Y Toquinho, o trabalho foi relançado posteriormente em CD, e saiu em vários países, mantendo-se até hoje em seus catálogos, o que explica a demanda por shows da dupla.

Além das apresentações com a amiga de fé, Toquinho aproveitará para fazer dois shows individuais na Itália, onde é cultuado por um público enorme. Ele se apresentará em Palermo (12/7) e Taormina (17) ao lado de seus músicos de apoio Ivan Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria), além de uma orquestra e coral, regidos pelo maestro Aldo Britti e produzido por Raimundo Moretti.

Samba Para Vinícius (ao vivo)- Toquinho e Maria Creuza:

Samba em Prelúdio – Vinicius de Moraes com Maria Creuza e Toquinho

Minha Namorada– Vinícius de Moraes com Maria Creuza e Toquinho: