priscila-amorim-400x

Por Fabian Chacur

Foram 15 longos anos. Durante esse período, Priscila Amorim cantou em bares e espaços culturais, e dividiu em algumas ocasiões o palco com artistas como Monarco, D.Ivone Lara, Oswaldinho da Cuíca, Almir Guineto, Tereza Gama e Clube do Balanço. Com garra e sem pressa, concretiza agora, enfim, o seu primeiro CD, intitulado Pra Começar. Para felicidade geral de seus fãs e incentivadores, valeu a pena essa espera toda. Bela estreia!

De forma inteligente, Priscila soube se cercar de gente experiente nessa sua primeira incursão pelo mundo do disco. De cara, escolheu como produtor Bira Haway, veterano profissional que assinou trabalhos de muito sucesso de grupos como Soweto, Exaltasamba, Molejo, Revelação e inúmeros outros. Ele soube arregimentar músicos e arranjadores que deram à voz da estrela da companhia uma moldura perfeita, sem complicações mas sem simplificação excessiva.

O repertório, por sua vez, traz boas composições inéditas de hitmakers do cenário do samba do naipe de Serginho Meriti, Arlindo Cruz, Chiquinho dos Santos, Xande de Pilares, Jorge Aragão, Paulo Cesar Pinheiro e Roque Ferreira. Também foram escolhidas duas canções clássicas de grandes autores, Cartola e Nuno Ferreira (Festa da Vinda) e Noca da Portela e Sérgio Fonseca (Canta Meu Povo Canta).

Nessas décadas que atuo como crítico e jornalista especializado em música, já ouvi vários discos com esse mesmo perfil, e nem sempre esse auxílio luxuoso resultou em algo positivo. A razão costuma ser sempre a mesma: a “estrela da companhia” não desempenhou a contento. Felizmente, esse não é o caso deste Pra Começar. Priscila Amorim mostra que nasceu para cantar samba, com direito a muita ginga, timbre vocal delicioso e maturidade como intérprete.

As onze faixas do CD fluem com desenvoltura, dando ao ouvinte uma bela amostra de samba com jeitão popular, sim, mas sem cair no banal. Pelo contrário. A faixa-título, Feliz do Homem Que Chora, Quem Me Ilumina, Festa da Vinda e Me Leva Contigo são possíveis destaques de um trabalho consistente que vai direto ao assunto, sem mais delongas. Fica a torcida para que não tenhamos de esperar mais 15 infindáveis anos para um novo trabalho dessa ótima intérprete.

Pra Começar (CD completo em streaming)- Priscila Amorim: