Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Polysom e Warner relançam 2 LPs do grupo Novos Baianos

CAPA_novosfc.indd

Por Fabian Chacur

Boa notícia para os fãs dos Novos Baianos, que andam em estado de êxtase com os shows de retorno da mítica banda. A Polysom, em parceria com a Warner, está relançando no formato vinil de 180 gramas, pela série Clássicos em Vinil, dois álbuns seminais da discografia dos caras. São eles Novos Baianos F.C. e Novos Baianos, que fazem parte da fase áurea dessa formação inesquecível e criativa do nosso rock/MPB.

Novos Baianos F.C. (1973) teve a difícil missão de suceder o mitológico Acabou Chorare (1972, também relançado na série Clássicos em Vinil), e deu conta do recado. Gravado no sítio no qual a banda morava, em Jacarepaguá (RJ), o álbum traz maravilhas como Só Se Não For Brasileiro Nessa Hora, Sorrir e Cantar Como Bahia, as instrumentais Dagmar e Alimente e também Samba da Minha Terra (de Dorival Caymmi).

Lançado em 1974, Novos Baianos foi ensaiado e gravado no sítio de um dirigente da gravadora Continental, que lançou esses dois álbuns e cujo acervo hoje pertence à Warner. O trabalho marca a saída de Moraes Moreira do time, e inclui em seu repertório Isabel (Bebel), rara composição de João Gilberto, um grande amigo da banda, e também Linguagem do Alunte, Reis da Bola e Ao Poeta, entre outras.

Ouça Novos Baianos FC em streaming:

1 Comment

  1. Claudio Finzi Foá

    October 27, 2016 at 10:53 am

    Oi, Chacur!
    Sobre o LP “Novos Baianos” de 1974 você escreveu “O trabalho marca a saída de Moraes Moreira do time” mas acho que você quis dizer “Esse foi o último disco com Morais Moreira no time”…
    Esse disco ia se chamar “A Linguagem do Alunte” e era pra ter uma capa tão sofisticada quanto a do “Chorare” e do “Futebol Clube”, mas na hora do lançamento a gravadora Continental sabotou, e saiu com uma capa muito fulêra. Será que a Polysom, neste relançamento de agora, poderia ter ido atrás das artes originais?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑