Carlos e Claudio Lyra na Lagoa R-400x

Por Fabian Chacur

De 25 a 28 de janeiro, Carlos Lyra e seu sobrinho Claudio se apresentaram juntos pela primeira vez, em São Paulo, no palco da Caixa Cultural. O sucesso do encontro foi tanto que eles resolveram leva-lo pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Lyra ao Vivo, o show, será apresentado nesta quarta-feira (15) às 21h no Teatro Solar do Botafogo (rua General Polidoro, nº 180- Botafogo- fone 0xx21-2543-5411), com ingressos de R$ 20,00 a R$ 40,00.

O encontro entre um dos grandes nomes da bossa nova, Carlinhos Lyra (vocal), e seu talentoso sobrinho, Cláudio (vocal, violão e guitarra), terá a temperá-lo uma banda integrada por Maico Viegas (trompete), Daniel Garcia (sax e flauta), Pedro Milman (teclados), Rômulo Gomes (baixo) e Daniel Conceição (bateria). No repertório, clássicos do porte de Influência do Jazz e Minha Namorada e também composições de autoria do mais novo talento da família Lyra.

Na estrada desde 1999, Claudio Lyra já fez música para cinema, televisão, teatro, poesia falada, dança e mímica. O tio Carlos gravou uma de suas composições, O Barco e a Vela, no CD Sambalanço (2003) e no DVD Carlos Lyra 50 Anos de Bossa (2005). Juntos, eles compuseram Passageiros, gravada em dueto e um dos destaque do mais recente CD de Carlos, Autobiografia Não Autorizada.

Autobiografia Não Autorizada conta com a afiada coprodução de Vittor Santos, e traz 12 faixas que investem em diversas vertentes da nossa MPB, entre elas a bossa, o samba-rock e o romantismo, com direito a um tempero com elementos de jazz, rock e até rap. A faixa Procurando a Direção, por exemplo, traz a participação do rapper MC Mãe.

Razão Pra Tudo é um belo dueto de Claudio com a excelente cantora Alma Thomas. Além dos ótimos arranjos instrumentais, com direito a metais afiadíssimos, vale destacar os impressionantes vocais de apoio (backing vocals) feitos por Luiza Sales, Cacala Carvalho, Alexandre Caldi e Symô (entre outros), esbanjando técnica, bom gosto e sensibilidade.

A voz bem colocada e as letras de Claudio também impressionam, em músicas como a sarcástica Esparrela do Brasil, que tem um clipe espetacular para divulga-la. E o inspirado dueto dos Lyra ilumina a bela Passageiros. Um disco para ser apreciado faixa a faixa.

Esparrela do Brasil (clipe)- Cláudio Lyra: