bunny sigler-400x

Por Fabian Chacur

Quem curtia as novelas globais nos anos 1970, especialmente as suas trilhas sonoras, possivelmente se lembrará de uma balada classuda, com tempero de jazz e soul, intitulada Picture Us. Foi o maior hit no Brasil do cantor, compositor e produtor americano Bunny Sigler. Ele se foi na última sexta-feira (6), aos 76 anos, vítima de um ataque cardíaco. Mas ele não era um mero one hit wonder, aqueles artistas que estouram com um único sucesso e depois somem de cena. Muito longe disso, como vocês poderão ler a seguir.

Walter Sigler nasceu na cidade americana da Filadélfia em 27 de março de 1941. Como muitos garotos negros de sua geração, aprendeu a cantar inicialmente em igrejas, e posteriormente integrando grupos vocais que se dedicavam ao doo-wop, estilo musical que consagrou bandas como The Platters e The Moonglows na década de 1950. Ele integrou por algum tempo um desses grupos, os Opals, sem muito êxito.

Ele gravou seu primeiro single como artista solo lá pelos idos de 1959. Em seguida, conheceu o jovem compositor e produtor Leon Huff, que o indicou ao selo local Cameo Parkway. Depois de alguns singles pouco ouvidos e vendidos, Bunny Sigler sentiu o primeiro gostinho do sucesso ao gravar o pot-pourry Let The Good Times Roll/Feel So Good, que em 1967 atingiu o 22º lugar na parada pop. Com a decadência da Cameo Parkway, ficou disponível no mercado.

Aí, surgiu o momento decisivo em sua carreira. O velho amigo Leon Huff estava iniciando uma parceria com o músico, compositor e produtor Kenny Gamble, dobradinha que iria criar em 1971 o selo Philadelphia International Records (PIR), que não só consagrou artistas como The O’Jays, Billy Paul e Harold Melvin & The Blue Notes (incluindo Teddy Pendergrass) como ajudou a criar o Philly Sound, uma vertente sofisticada da soul music que desembocaria na disco music.

Lá, Sigler seria utilizado como compositor e vocalista de apoio. Hits do trio vocal The O’Jays como Sunshine, You Got Hooks On Me e When The World Is At Peace são de sua autoria, assim como I Could Dance All Night, sucesso com Archie Bell & The Drells. E sua voz está no refrão de hits como If You Don’t Know Me By Now, de Harold Melvin & The Blue Notes.

Já com bastante moral na PIR, ele resolveu gravar, depois de muitos anos, um álbum solo, That’s How Long I’ll Be Loving You (1974, saiba mais sobre o disco aqui). Ele se apresentou no badalado programa de TV Soul Train cantando duas músicas deste LP, a faixa título e também Things Are Gonna Get Better.

Curiosamente, uma faixa deste mesmo álbum que não teve grande repercussão nos EUA estourou por aqui, em 1975. Trata-se exatamente de Picture Us, incluída na trilha sonora da novela global O Grito, ao lado de outros hits daquela época como Fly Robin Fly (Silver Convention), Island Girl (Elton John) e True Love (Steve McLean.

Lá pelos idos de 1973/74, ele conheceu uma banda oriunda de New Jersey cujo nome era Instant Funk. Logo, tornou-se o produtor dos rapazes, que se mudaram para a Filadélfia em 1976. Quando resolveu sair da PIR, Sigler levou essa banda com ele.

Na nova gravadora, a Gold Mind Records (que pouco depois seria incorporada pela Salsoul Records, de Nova York), ele lançou seu grande hit disco em 1978, Let Me Party With You (Party, Party, Party), bem legal e cantada em falsete, mas com alguma semelhança com Got To Give It Up, de Marvin Gaye. E gravou com a cantora Barbara Mason em 1977 o álbum Locked In This Position.

Em 1978, produziu o maior hit do Instant Funk, a demencial I Got My Mind Made Up (You Cant Get It Girl), que chegou ao número 20 na parada pop americana e depois seria sampleada e entraria em diversas trilhas de filme, incluindo o ótimo Studio 54 (1998). Bodyshine, Witch Doctor e Slap Slap Lickedy Lap são outras maravilhas funk-disco produzidas por Sigler para a banda, que chegou a acompanhar ele e outros astros funk-soul em shows e discos.

Only You foi um dueto que gravou com a cantora Loleatta Holloway. E já que o assunto é cantoras, sua parceria com a consagrada Patty Labelle rendeu belos frutos. Entre eles, a gravação por parte dela, em 1983, de Love, Need And Want You, parceria de Sigler com Kenny Gamble que não só fez sucesso nessa versão como seria sampleada por vários artistas posteriormente. Entre eles, Nelly, que usou o refrão dela na sua Dilemma, estouro em 2002 em dueto desse artista com Kelly Rowland.

Se não apareceu tanto na mídia a partir dos anos 1990, Bunny Sigler se manteve fazendo shows, gravando e até mesmo mantendo um canal próprio do Youtube (confira aqui). Nele, foi lançado há pouco Angel Eyes, seu novo single, parte do seu próximo álbum, Young At Heart, previsto para sair em breve. Ah, ele gravou gospel também. E aí, continua achando que esse cara só fez Picture Us?

Picture Us– Bunny Sigler:

I Got My Mind Made Up (You Can Get It Girl)– Instant Funk:

Curta-metragem com entrevista do artista e cenas de sua carreira: