MTV-Unplugged-Summer-Solstice-cover-400x

Por Fabian Chacur

Quem acompanha atentamente a carreira do A-ha sabe que, em meio aos teclados proeminentes e elementos eletrônicos presentes em seus trabalhos, sempre existiram canções altamente melódicas, e com um teor lírico/melancólico, ambientação tipicamente nórdica. Para quem os encara como “apenas mais uma bandinha pop”, recomendo a audição atenta de MTV Unplugged Summer Solstice, álbum duplo gravado ao vivo na sua Noruega natal, em formato acústico.

A ligação A-ha/MTV foi marcante, especialmente pelo fato de seu primeiro grande hit, Take on Me, ter sido divulgado por um dos videoclipes mais populares de todos os tempos. Curiosamente, só agora a banda se propôs a gravar um álbum acústico com o apoio da emissora, quando o formato tão popular nos anos 1990 e 2000 já nem tem mais toda essa força comercial. Ou, quem sabe, seja exatamente por isso que o trio resolveu encarar o desafio apenas agora.

Morten Harket (vocal), Magne Furuholmen (teclados) e Paul Waaktaar-Savoy (guitarra), ao contrário de outros contemporâneos do synth-pop/tecnopop dos anos 80, sempre souberam cuidar bem de suas composições, investindo em boas melodias e soluções harmônicas e de arranjos que iam além de simplesmente se valer dos timbres e batidas eletrônicas para invadir as paradas de sucesso. Quem sabe isso justifique a maior durabilidade de seu repertório.

Com bastante inteligência, o trio selecionou suas canções que mais se adaptassem não só ao formato acústico, mas também a um clima mais intimista que pretendiam imprimir neste trabalho. Isso explica a ausência de hits mais “solares”, digamos assim, como Cry Wolf, You Are The One e Touchy. No entanto, boa parte de suas canções mais conhecidas está aqui, como I’ve Been Losing You, Take on Me, Living Daylights, The Sun Always Shine On TV, Scoundrel Days e Memorial Beach.

O álbum duplo traz 21 faixas. Temos 17, entre hits e outras menos conhecidas (mas também muito boas), extraídas de praticamente todos os álbuns da banda (só dois- East Of The Sun West Of The Moon, de 1990, e o recente Cast In Steel, de 2015, ficaram de fora). Entre as restantes, duas são inéditas, as ótimas This Is Our Home e A Break In The Clouds, e duas são regravações.

Uma das releituras resgata o passado de dois integrantes, Paul e Magne, pois é uma música da banda Brigdes (Sox Of The Fox), projeto deles anterior ao A-ha. A outra é The Killing Moon, um dos maiores sucessos do grupo britânico Echo & The Bunnymen, que conta com a participação especialíssima de seu cantor e líder, Ian McCulloch, também presente na ótima releitura de Scoundrel Days.

Três cantoras também estão neste MTV Unplugged ao lado do grupo norueguês. São elas Lissie (em I’ve Been Losing You), Ingrid Helene Hávik (em The Sun Always Shine On TV) e Alison Moyet (ex-integrante do duo oitentista Yazoo, em Summer Moved On). O grupo também conta com a presença de uma sessão de cordas e de quatro músicos de apoio. O resultado é uma sonoridade delicada, envolvente e que dá ótima moldura às belas melodias de cada música.

Gravado em dois shows realizados em 22 e 23 de junho de 2017 no Giske Harbour Hall, espaço intimista que abrigou apenas 250 pessoas em cada apresentação, o show como um todo demonstra que Morten Harket continua com a mesma potência de voz dos bons tempos, enquanto os colegas de time permanecem com a mesma categoria e postura discreta que sempre os marcou.

MTV Unplugged Summers Solstice equivale a um verdadeiro atestado de relevância artística de uma banda que sempre ofereceu ao seu público um som pop ao mesmo tempo acessível e com o requinte artístico típico de quem gosta do que faz e não o faz apenas para encher suas contas bancárias. Não reinventaram a roda nem revolucionaram a música, mas ofereceram biscoitos finos para as massas. E esse álbum duplo (também disponível em DVD) é mais um deles.

This Is Our Home(video)- A-ha: