Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

A Noite (1979-EMI Odeon), um dos melhores LPs de Ivan Lins

ivan lins a noite capa-400x

Por Fabian Chacur

Em 1979, Ivan Lins vivia um dos melhores momentos de sua carreira. Nos anos anteriores, lançou dois álbuns seminais pela EMI-Odeon, os excelentes Somos Todos Iguais Nesta Noite (1977- leia sobre este CD aqui) e Nos Dias de Hoje (1978- leia sobre este CD aqui), e ampliou o seu público, especialmente no circuito universitário, graças a inúmeros shows. A Noite, que chegou às lojas há 40 anos, consolidou esse período fantástico com um conteúdo repleto de emoção e denúncia social, no qual a parceria com Vitor Martins prosseguiu em sua trajetória rumo à excelência artística.

O show de lançamento de A Noite foi o segundo que tive a oportunidade de assistir na minha vida, no então Teatro Pixinguinha, do Sesc, em São Paulo. Certamente, marcou a minha vida, um belo presente de 18 anos que me concedi. Para alegria de alguém que ama a boa música com toda a intensidade, é ótimo constatar que este álbum continua tão maravilhoso, consistente e importante como na época.

Dois temas básicos permeiam as 10 faixas: as idas e vindas das relações amorosas e o duro momento político da ditadura militar que vivíamos na época. Ambos, analisados como se estivéssemos na mesa de um bar, em uma dessas noites de solidão, esperança, sonhos e dor.

Trata-se de um disco extremamente emocional, lírico, militante, dolorido e esperançoso, ao mesmo tempo. A maravilhosa faixa título, uma balada tocante, não deixa margem a dúvidas: “A noite traz no rosto sinais de quem tem chorado demais”.

A dor da separação após relacionamentos afetivos intensos é o mote para as inspiradíssimas Começar de Novo (que fez muito sucesso na voz de Simone, na abertura do seriado global Malu Mulher), Saindo de Mim e Velas Içadas. A crença em um futuro melhor dá o tom para Desesperar Jamais, dueto de Ivan com o sambista Roberto Ribeiro marcado por versos certeiros como “afinal de contas não tem cabimento entregar o jogo no primeiro tempo”.

O pianista Ivan investe no violão em Desesperar Jamais e também na engajada Antes Que Seja Tarde, na qual a letra deixa claro que a luta por tempos melhores precisava se intensificar, enquanto ainda havia tempo para melhoras. O baião-funk Formigueiro toca fundo no tema da corrupção, infelizmente atualíssimo, tanto tempo depois.

Com um tempero rural, Noites Sertanejas traz a participação especialíssima de Djavan nos vocais, em um dueto iluminado. Ivan canta com linda voz e emoção à flor da pele, padrão que manteve em todo o LP.

Duas faixas são de outros autores, e se encaixam de forma perfeita na temática do álbum. Te Recuerdo Amanda, é composição inspirada do cantor e compositor chileno Victor Jara (1932-1973), morto de forma cruel e covarde nos primeiros dias da ditadura do sanguinário general Augusto Pinochet, e registra recordações de um romance de raros momentos líricos, encerrado de forma prematura e violenta por uma morte decorrente de violência.

A outra, A Voz do Povo, de João do Vale e Luiz Vieira, coloca lado a lado a triste sina do trabalhador que é demitido por seu ativismo político e a esperança de que dias melhores virão.

Novamente, Ivan tem como braço direito o tecladista Gilson Peranzzetta, que também se incumbe dos arranjos e regências. Além de João Cortez (bateria) e Ricardo Pontes (sopros), fiéis seguidores, temos na guitarra, violão e viola o talentoso Natan Marques, conhecido por seus impecáveis trabalhos com Elis Regina e Simone.

Ouvir A Noite é uma experiência emocionante, e chega a ser cômico pensar que esta obra não tenha sido reverenciado como deveria pela crítica especializada na época. A magia dessas canções ultrapassou os limites do tempo e tornou-se eterna. Ouça com carinho e tente me contestar.

Ouça A Noite na íntegra em streaming:

7 Comments

  1. Estou sem palavras pra descrever o quanto é lindo o seu texto, Fabian. Lhe dou todos os meus Parabéns. Um abraço.

  2. Fabian Chacur

    March 17, 2019 at 9:28 pm

    Muito obrigado pela sua gentileza, Artur. Vamos combinar: esse disco é maravilhoso! Grande abraço e volte sempre que quiser!

  3. Marcos Vinicius

    November 5, 2019 at 7:27 pm

    Lp maravilhoso, grande Ivan Lins!!!

  4. Marcos Vinicius

    November 5, 2019 at 7:29 pm

    Parabéns pelo texto!!!

  5. Fabian Chacur

    November 6, 2019 at 2:03 am

    Muito obrigado, Marcos. Esse disco merece! Grande abraço, tudo de bom e volte sempre que quiser ou puder!

  6. Ótimo texto, Fabian. Faz jus a esse ótimo disco…épico.. do vibrante ano de 79,,,onde o desalento dos anos de chumbo no Brasil se viam substituídos, pouco a pouco, pelo otimismo com anos melhores.
    Todas as composições são maravilhosas, mas me identifico especialmente com “A Noite” (na qual vejo, perfeitamente, as mágoas e lamentações na madrugada dos bares que nunca fecham), “Desesperar jamais” (um alento contra os anos duros que vivemos, além do belo arranjo “regional”, com violão na baixaria) e “Começar de novo” (um sincero renascimento e auto-reconhecimento, após um profundo dissabor amoroso, e lindamente dissonante), no que se aproxima da tb linda “Saindo de mim”. Não conhecia a composição do Victor Jara, mas desde já a incluo tb nessa relação, pelo valor que este compositor teve na música chilena e latino-americana, talento este triste e covardemente interrompido por uma ditadura cruel, como bem lembrou o Fabian…

  7. Fabian Chacur

    June 20, 2023 at 5:18 pm

    Muito obrigado pelo elogio, meu caro Jorge. O Ivan tem uma obra maravilhosa e lindas parcerias com o Vitor Martins. Tomara que seja melhor reconhecido no Brasil, pois no exterior ele é extremamente respeitado. Grande abraço e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑