Denitia6_credit_Kylah Benes-Trapp-400x

Por Fabian Chacur

Após cerca de cinco anos integrando o duo Denitia and Sene, a cantora, compositora, produtora e musicista americana Denitia resolveu investir em uma carreira-solo. A partir de 2017, lançou alguns EPs e singles e aos poucos foi criando uma expectativa bastante positiva por parte de crítica e público. Agora, chega a vez de nos mostrar seu primeiro álbum desta nova fase, Touch Of The Sky, que está sendo lançado nas plataformas digitais do Brasil, América Latina em geral e México pela gravadora brasileiro Lab 344.

O duo, em seu tempo de existência, lançou os álbuns His And Hers (2013) e Love And Noir (2016), e investia em uma versão mais suave e eletrônica de r&b e hip-hop. Em sua trajetória individual, Denitia partiu dessa base e a ampliou para uma sonoridade que traz ecos da feita por grupos como Cocteau Twins e Siouxsie And The Banshees (na fase do álbum Hyaena, de 1984).

O resultado soa etéreo, reflexivo e envolvente, com a voz suave e delicada da artista nascida no Texas, criada no Brooklin e hoje radicada em Rockaway Beach dando o norte. A musicalidade também abre espaços para o eletropop e o eletrorock, sem deixar de lado o r&b e até mesmo o reggae e o dub.

A faixa Waves envolve o ouvinte com seu andamento lento e uma psicodelia delicada. Where You Go (ouça aqui) apresenta uma vertente mais dançante, enquanto Place To Be (ouça aqui ) é uma balada mais próxima do r&b anos 2000. Uma pegada mais rocker marca Sweat (ouça aqui ), com tempero eletrorock.

A artista, que tem na guitarra seu instrumento musical mais constante, define esse seu álbum inicial na carreira individual como “uma viagem através da natureza transformadora do amor”.

Denitia tem duas conexões com o Brasil. O diretor, produtor e editor brasileiro radicado em Nova York Hugo Faraco fez um curta-metragem sobre Touch Of The Sky (veja aqui), incluindo cenas registradas no estúdio onde o álbum foi gravado e também em Rockaway Beach.

A artista americana também produziu o remix da faixa Sua Sugestão, do consagrado produtor brasileiro Kassin, que entrará em um álbum resultante do projeto Co-Lab, no qual artistas ligados à Lab 344 colaboram entre si. Estão no elenco, além de Denitia e Kassin, nomes como Boogarins, DJ Memê, Marcelinho da Lua e Diogo Strauz, entre outros.

Waves (clipe)- Denitia: